Neste breve artigo vou apresentar uma ferramenta muito útil para aqueles que gostam de experimentar várias instalações de Sistemas Operacionais em seu computador, e ocasionalmente deparam-se com erros no boot-loader, o que os impossibilita momentaneamente de correr um destes sistemas, apesar de encontrarem-se devidamente instalados na máquina.
O aplicativo em questão chama-se SUPERGRUB e, pelas palavras dos próprios desenvolvedores, ele é destinado tanto aos iniciantes em Linux a recuperarem seu novo brinquedo, como ao usuário avançado que quer lidar de um modo mais seguro com a MBR.
MBR (abreviação de Master Boot Record), para quem não sabe ainda, é um pequeno setor do HD onde ficam guardadas as informações sobre a tabela de particionamento do mesmo e o gerenciador de boot. Neste artigo lidaremos com um dos mais conhecidos gerenciadores de boot: o GRUB (GRand Unified Bootloader - http://www.gnu.org/software/grub/).
Escolha "Super Grub Disk CURRENT Cdrom ISO", e a próxima tela se abrirá:
Clique no item referente a imagem .iso (o tamanho é pequeno mesmo, cerca de 3,5 MB).
Gravando o SuperGRUB em um CD
Para gravarmos o SuperGRUB, basta abrir seu aplicativo preferido (K3b, GnomeBaker, Brasero, etc..) e usar a opção Gravar Imagem ISO, ou Gravar Imagem de CD, que é a mesma opção que usaríamos para queimar um CD com um GNU/Linux qualquer.
[1] Comentário enviado por removido em 29/11/2007 - 01:06h
Gostei muito deste programa, embora a distribuição que eu uso ( Big Linux ) já venha com um script automático para recuperar o Grub ou Lilo da MBR, caso eu não tenha o CD da minha distro, esse com certeza vai salvar minha pele...
[4] Comentário enviado por kalib em 29/11/2007 - 10:31h
Show de bola o artigo...taí uma ferramenta eficiente...não conhecia ainda...sempre dava boot em um live cd qualquer para poder re-instalar o grub/lilo... ;]
[5] Comentário enviado por bsantucci em 29/11/2007 - 10:45h
Gostei, hoje estava testando o Fedora 8 e quando acabei fui reinstalar o kurumim 7.03 executei o mandriva para colocar a swat na partição Linux que o Fedora não colocou , não sei porque. Ai deu erro paca entrou o Grub com prompt e não sei ainda o que fazer para voltar a instalar o Kuru e ou entrar no Ruindows. Vou tentar este programa e aceito sugestões.
[7] Comentário enviado por adrian15sgd em 29/11/2007 - 11:56h
Thank you for your nice article.
1) You should have taken full-screen screenshots of the SGD steps.
2) I need someone for being the portuguese SGD translator. If someone wants to collaborate contact me at: adrian15sgd ARROBA gmail DOT com where ARROBA is @ and DOT is . .
You can also contact me from the super grub mailing list:
[9] Comentário enviado por dbahiaz em 29/11/2007 - 17:27h
Taí, gostei muito dessa solução, concerteza farei um cd de emergencia, vai la saber quando se precisa usar, achei bastante simples a ultilização, muito util, ja é favorito!
Abraço, Ronnie!
[20] Comentário enviado por Rafael Guedes em 11/01/2009 - 23:52h
Ótimo artigo!
Vai uma dica ae também para os iniciantes (assim como eu): no próprio CD de instalação do DEBIAN existe a opção 'rescue' logo no início. Para obter o help pressione F1.
Mais uma vez parabéns, estou baixando para testar.