Realizando uma pesquisa referente à velocidade da Internet no Brasil verifiquei duas situações:
1) A internet realmente é muito lenta comparada aos valores cobrados x largura de banda fornecida, se compararmos com demais países em ascensão como o Brasil.
2) Existem muitas reclamações em aberto contra diversas operadoras, muitos não solucionados.
Para a primeira situação o que temos que fazer é exigir e torcer para que nos atendam. Já para a segunda basta que você leia este artigo para ter uma ideia sobre como mudar esta realidade.
Reclame, é um direito seu!
Você sabia que está amparado segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor) para registar sua reclamação referente à largura de banda oferecida pela operadora? Sim, você tem direitos, reclame!!!
Cuidado a ser tomado
Apesar de você ter direito à reclamações, sugiro antes que analise as informações a seguir.
As operadoras vendem pacotes com diversas largura de banda, essa largura é medida em
kbps (kilo bits por segundo), esta forma de medida é referenciada para
taxa de transmissão de dados. Já quando você realiza um download aparece na janela de download algo como xx
KB/s (note que são medidas totalmente diferentes, KB/s significa Kilo Bytes por segundo) esta segunda medida não é de transferência como a primeira mas sim de
armazenamento.
Aulinha básica de fundamentos e arquitetura de computadores:
1 bit é a menor unidade de medida que existe na informática, 1 carácter é formado por 8 bits, logo torna-se 1 Byte, ou seja, 1 Byte = 8 bits. Está claro até aí? Espero que sim.
E o que isso tem a ver com a largura de banda que contratei junto à operadora? Tudo! Inicialmente tomemos como exemplo a largura de banda contratada de "1 Mega", lembre-se você contratou da operadora 1 mbps logo em seus downloads acusarão velocidades de até 128 KB/s operadora sacana hein? Não! Isto está mais do que correto, lembra-se da aulinha de fundamentos e arquitetura de computadores anterior? Então. Se para termos 1 Byte temos 8 bits então para termos 8 bits temos 1 Byte. Nossa, incrível!
Vamos analisar a velocidade contratada da operadora: tenho 1
mbps , logo 1000 kbps, se preferir que seja exato, 1024 kbps mas por que nos downloads aparece em média 128 KB/s? Continha básica 1024/8= 128, nossa é mesmo, é aproximadamente este o valor que aparece em meus downloads! Isto porque como são 1024 kbps para que eu tenha a medida exata em Bytes (que é como aparece quando estamos puxando algo para nosso computador) eu tenho que dividir o mesmo por 8. Espero que até aqui esteja tudo claro e de fácil entendimento.
Em outro caso, antes de reclamar é necessário você ter a certeza do que está falando para que não ganhe fama de cliente chato e pior, depois de todo o alarde descobrir que você que estava errado(a).
Quanto mais informações consistentes você tiver melhor para que sua situação possa ser solucionada. Com isto vamos a alguns detalhes a ser avaliados antes de iniciar a reclamação:
Saiba exatamente do que está falando
Busque explicações. Não ligue querendo reclamar do que você nem sabe.
Exemplo: ligo para a operadora e falo que estou sem internet, o atendente pergunta-me o modem está ligado? Sim, respondo. Está com o led ADSL aceso ou piscando? Sim, respondo novamente, está com o led LAN aceso ou piscando? Não!
Aí está um grande problema, em alguns casos o seu computador mesmo pode estar desconectado do modem e você liga para a operadora esperando que o atendente resolva o problema que você deveria ter verificado primeiramente;
Antes de ligar e reclamar que a conexão está lenta, faça o teste de velocidade de download
Para isso deve ser tomado dois cuidados simples mas que podem fazer toda a diferença:
Primeiro pare todos os downloads, carregamento de páginas e programas de compartilhamento de arquivos que estejam ativos.
Segundo busque sempre um testador de velocidade que esteja o mais próximo de sua localização, não vá realizar o teste em um site dos Estados Unidos sendo que você esta em Porto Alegre por exemplo. Como eu resido em Curitiba, o mais próximo de mim é o da Copel, há algum tempo atrás quando possuía um pacote com TV, telefone e internet eu realizava os testes e sempre acusava o que a operadora prometia, hoje a história é um pouco diferente, não convém explicitar o nome da operadora, mas dos "2 megas" que minha vizinha contratou e partilha comigo estão disponibilizando pouco mais de 10% da largura de banda que ela paga, e o pior que nem podemos reclamar por causa do "gato" que eu fiz.
Verifique tudo antes de reclamar
Cabos entre o computador e o modem, verifique se os leds da placa de rede do computador estão piscando, normalmente um laranja e outro verde. Certificar também do funcionamento do modem, se os led ADSL, LAN, WAN e demais leds característicos estão acesos ou piscando.
Verificar também a situação do cabo de entrada de linha telefônica do modem, neste caso se o led ADSL estiver apagado, pode ser um mal contato no cabo telefônico. Em último caso reinicie o modem ou mesmo resete-o (detalhe, para resetar sugiro que antes seja realizado um backup das configurações atuais de conexão para nao ter que ligar para o suporte da operadora solicitando todas as informações novamente).
Se verificando os pontos descritos não resolver, ligue para a operadora informando a situação, suas características e o que você já fez na tentativa de re-estabelecer a conexão com a internet ou a velocidade. Se mesmo assim a operadora não lhe der uma posição favorável à você, reclame junto ao PROCON ou órgãos competentes. Uma boa dica é o site
www.reclameaqui.com.br.
Espero ter contribuído de alguma forma.