Se você está lendo este artigo em seu Windows e se perguntando:
Será que instalo o Linux?
Será que é bom?
Será que vou me arrepender?
Tudo que posso afirmar é que eu instalei, acho bom e não me arrependi.
Após ler em vários fóruns e em comentários de pessoas que nunca usaram Linux concluí o seguinte:
Grande parte dá a desculpa que no Linux existe poucos softwares e é muito difícil. Nós que usamos, sabemos que isso era verdade até tempos atrás, mas hoje existem muitos softwares e distribuições mais amigáveis, sendo tão fáceis como o Windows.
Muitos se perguntam: POR QUE USAR O LINUX? Darei motivos para que você pelo menos teste, se usará ou não é consequência:
O Linux não é um sistema operacional, mas sim um termo usado para representar qualquer sistema que use este núcleo[1]. O que quero dizer é que você terá várias opções, poderá testar muitas e achar uma do seu gosto.
É altamente customizável, podendo assim deixá-lo com a sua cara.
As distribuições são no geral estáveis e atualizadas, tendo a maioria uma boa comunidade sempre melhorando. Em destaque a comunidade do Debian e seus derivados. Pelo que sei é a maior que existe.
Com ele você aprende. Não que com outros sistemas você não aprenda, mas no Linux você pesquisa, vai atrás e procura resolver os problemas você mesmo, sem levar ao técnico para qualquer coisa.
As distribuições não exigem muito do sistema, e se você achar que sim você ainda pode mudar o ambiente gráfico para um mais leve, consumindo assim pouquíssimos recursos.
Por onde começar
Comecei a usar o Linux por pura curiosidade, não sabia o que era, nem sua filosofia e nem a diferença de software livre e proprietário. Não conhecia ninguém que usava, mas senti uma força me chamando, então pulei de cabeça.
Meu primeiro contato com uma distribuição foi através do Wubi. Este pequeno programa torna possível a instalação de distribuições Linux dentro do Windows, porém, recomendo que você baixe um live-cd de alguma distro simples e amigável, assim você pode testar o sistema antes de instalar, como por exemplo:
Ubuntu, a mais usada no mundo. Muito famosa por sua facilidade, e é baseada numa grande distro: Debian.
Mint Linux, outra distro muito simples, bonita e amigável, que é baseada no Ubuntu.
Sabayon. Esta distribuição é uma das mais 'pronto para uso' que já usei. Ela é um rolling release, ou seja, ela é constantemente atualizada, porém, é recomendado ter uma internet relativamente boa.
openSUSE. Muito bonita, elegante e também muito fácil e amigável.
Fedora. É estável, robusta e foi baseada em uma famosa distribuição para servidores, Red Hat. Vale a pena conferir.
Bom, há centenas de distribuições e seria difícil colocar tudo em um artigo. Quem quiser dar uma olhada mais à fundo, o site DistroWatch tem um grande acervo de distros e informações.
Se mesmo assim você ainda tem dúvidas, é possível fazer um teste para saber qual seria a ideal para você:
Não se assuste com os termos como compilar, rpm, deb, apenas seja sincero na resposta que o resultado será bom.
Escolhi e baixei, e agora?!
Ótimo, estamos quase lá.
Após ter baixado o arquivo com extensão .iso, para gravarmos é necessário um gravador ou queimador de cd/dvd. No Windows os mais conhecidos são o Nero e Alcohol. Se você não possuir nenhum, pode encontrar vários no Baixaki
Depois de gravar a imagem, reinicie o computador. Você deve acessar as opções de boot de seu computador (no meu caso entro nelas apertando a tecla F8 ao ligar o computador) para que inicie a partir do cd/dvd.
Você pode testar o sistema ou instalar direto. A instalação é muito intuitiva e simples, bastando seguir os passos na tela.
Ao terminar a instalação é só desfrutar de seu novo sistema. Se surgir dúvidas é para isso que serve o VIVA O LINUX, responderemos com o maior prazer!
[2] Comentário enviado por Felipe Ramos em 30/09/2011 - 11:03h
Aconteçeu o mesmo comigo.. enfrentei vários problemas de compatibilidade pois meu computador é um Acer Aspire 4736z.. o que mais dá problemas com o Linux Ubuntu.. Mais agora to firme e forte com meu Ubuntu 11.04 esperando o lançamento do 11.10.. ótimo post.
[4] Comentário enviado por bawlaw em 30/09/2011 - 11:06h
alem do que voce falou, existem outros detalhes..
1 - É em sua maioria gratuito, voce só pagará pelo hardware.
2 - Voce não estará dependente de uma empresa estrangeira para usar o computador, não dependará da boa vontade deles nem de suas licenças.
3 - Livre de "espionagens", empresas proprietarias podem muito bem coletar informações dos usuario.
4 - E é claro, livre de virus! (dependendo do usuario, claro.)
[8] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 30/09/2011 - 12:20h
Gostei muito da sua linguagem clara e do estilo didático. Por experiencia própria sei que é difícil tentar convencer mesmo o pessoal de casa, porém não custa nada seguir tentando e promovendo a liberdade que o Linux permite.
Excelente trabalho, continue e não se assuste com as criticas que possa receber em futuras publicações.
[10] Comentário enviado por removido em 30/09/2011 - 23:07h
O Sabayon é para iniciantes?? Nãooooo, vou trocar ele agora mesmo... kkkkkkkkkk Brincadeira.
Bom artigo, o problema mesmo é para o cara achar o vol e ver artigos como o teu, e outros que eu já vi por aqui, se ele nos achar a alma está ganha. Uma das melhores coisas em usar linux, na minha opinião é: Se eu tenho um problema, eu mesmo resolvo, se não conseguir eu tenho os milhares de foruns e o Vol, sempre com gente disposta a ajudar. Quer mais o que?
Gostaria de indicar esse artigo, quase morri de rir quando estava lendo. http://t.co/rUlvC8d2
[12] Comentário enviado por leandro em 01/10/2011 - 10:44h
Parabéns Pedro!
Muita gente nova que chega aqui no VOL se sente meio perdida com tanto conteúdo técnico. Eu mesmo fiquei quando na primeira vez ,rsrs.
E um artigo voltado para iniciantes é sempre bem vindo.
Ele mostra que esta comunidade é sim aberta para todo tipo de usuário, do iniciante ao avançado.
[13] Comentário enviado por Teixeira em 02/10/2011 - 10:32h
E sem contar que com o uso do Linux inevitavelmente vai ter cada vez menos gente "fuçando" no nosso PC para consertar coisas, sobretudo reformatar HD por qualquer motivo.
(Acho que vou fundar a Sociedade Interplanetária dos Anti-Formatadores de HD. O problema é achar uma sigla para essa tal sociedade...)
[14] Comentário enviado por sacioz em 03/10/2011 - 20:15h
Alo , Senhores , Wizards e todos mais :
Instalei o Debian Squeeze (ja deu zebra pq queria um dual boot , mas parece que , alem de não dar um checksum perfeito,precisei instalar somente o Debian ou perderia o H.D.,como aconteceu uma vez no passado) agora fica a pergunta do newbie ao quadrado : como compartilhar a rede e arquivos com uma rede MS ?
Desde ja agradeço sugestões , queimações etc , obrigado.
Sacioz@gmail.com
[16] Comentário enviado por removido em 11/10/2011 - 19:11h
Um ótimo artigo e bem fácil de entender. É importante que às pessoas entendam e compreendam que o Linux não é um bicho de sete cabeças, e que qualquer pessoa, inclusive crianças, podem usarem linux.
[17] Comentário enviado por flaviomaricato em 28/10/2011 - 01:10h
Olá amigo, gostaria de saber a distribuição que utiliza, notei no printscreen que parece ser Xubuntu... é isso mesmo?
Estou atrás de uma distribuição para meu notebook. Não gostei nada no Gnome 3, aliás... tudo mundo que conheço e eu estava convencendo a usar Linux odiou a novidade... não conseguem mais achar facilmente os aplicativos pois são leigos...
Estou a fim de uma interface simples, não sou muito fã do KDE talvez por falta de costume. Gosto de um ambiente gráfico simples mas que seja bonito.
[18] Comentário enviado por removido em 13/11/2011 - 20:35h
|Bom sim. é o Xubuntu. Mas minha atual é Slackware, muito boa, se tiver interesse use-a. Tem varias dicas e artigos no VOL e na internet para te ajudar. XD