Pular para o conteúdo

Monitorando interface IPMI

O Intelligent Platform Management Interface (IPMI) é um padrão usado para gerenciar um sistema de computador e monitorar seu funcionamento, mesmo em stand by, ou seja, não depende do sistema operacional. O que permite que administradores gerenciem remotamente os recursos de hardware antes mesmo de ter iniciado o sistema operacional.
Janssen dos Reis Lima janssenreis
Hits: 43.166 Categoria: Linux Subcategoria: Miscelânea
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Introdução

Hoje falarei sobre um tipo de monitoramento muito importante que quase nunca é abordado, o monitoramento de hardware com interface IPMI disponível.

O Intelligent Platform Management Interface (IPMI) é um padrão usado para gerenciar um sistema de computador e monitorar seu funcionamento. Seu desenvolvimento foi liderado pela Intel e hoje em dia é suportado por mais de 200 fabricantes de hardware.

Seu funcionamento não depende de um sistema operacional, o que permite que os administradores gerenciem remotamente os recursos de hardware antes mesmo de ter iniciado o sistema operacional. Por exemplo, podemos monitorar via IPMI temperaturas do sistema, voltagens, ventoinhas (FAN), fontes de alimentação, intrusão do chassi, etc.

Quem quiser aprofundar-se mais em IPMI, sugiro a leitura no site da Intel. Creio que os mais interessados são os Administradores de Data Center e Administradores de Sistemas críticos.

Uma interface IPMI coleta as informações utilizando sensores que são os responsáveis por disponibilizar estas informações em tempo real.

Um hardware que possui interface IPMI, geralmente disponibiliza um frontend WEB para gerenciamento remoto. Exemplos são: IMM, da IBM; iLO, da HP; DRAC, da Dell, entre outros. Faça uma busca no Google Images para visualizar o frontend WEB desses gerenciadores.

Para demonstrar o funcionamento básico de coleta de informação de uma interface IPMI, eu utilizei um servidor IBM System x3550 M3, que tem um frontend WEB de monitoramento chamado IMM (Integrated Management Module).

Veja na imagem abaixo o frontend WEB da IMM. Este servidor possui uma placa ethernet para gerenciamento remoto, na qual podemos obter informações dos sensores IPMI e essas informações podem ser visualizadas no painel do servidor, ou remotamente na interface WEB.

Existe um pacote para GNU/Linux chamado ipmitool, que é um utilitário para controlar dispositivos IPMI habilitados. Neste artigo, você verá como é feita a instalação e como seu uso é simples.

A partir dos conhecimentos desta ferramenta, você poderá criar scripts e até mesmo utilizar alguma ferramenta integrada de monitoramento, como o Zabbix, que tem suporte nativo para interfaces IPMI.

   1. Introdução
   2. Instalação

Samba 4 - Configurado para reportar a diferentes redes

Phoronix Test Suite - Um framework para benchmark

Traduzir dicas e mensagens do login

Integrando o Mercury e o XMMS

antiX: uma distro versátil

Dropbox - Integração em multiplataformas

Aventuras, desventuras e Software Livre

#1 Comentário enviado por tsuriu em 11/07/2012 - 11:59h
Ótimo artigo... Parabéns...

Mas tenho uma dúvida. É necessário que o ipmitool esteja instalado nas duas máquinas?
#2 Comentário enviado por janssenreis em 11/07/2012 - 12:42h
Obrigado pelo comentário.

Não é necessário, pois as interfaces IPMI não dependem de sistema operacional. Isso quer dizer que você pode monitorar o hardware mesmo com ele em stand by.
#3 Comentário enviado por tsuriu em 11/07/2012 - 13:10h
hum... É que estou tentando testar em casa. Tenho um notebook com Debian 6 e um desktop com Sabayon 9 ambos conectados a mesma reder.

usando o comando no notebook

#ipmitool -I lan -H 10.0.0.100 -U <user_desktop> -P <password_desktpo> -a sensor

mas da um erro:

"Error: Unable to establish LAN session
Get Device ID command failed
Unable to open SDR for reading"

Como resolvo isso.


#4 Comentário enviado por janssenreis em 11/07/2012 - 14:17h
Tsuriu,

Essa mensagem é quando não consegue contecar-se a interface IPMI.

O seu hardware tem suporte a IPMI? Se tiver, o usuário e a senha que você tem que usar é a de acesso a interface IPMI, e não o usuário e senha de acesso ao sistema operacional.
#5 Comentário enviado por tsuriu em 11/07/2012 - 15:35h
Desculpa minha ignorância... Mas como eu posso ver se meu hardware tem suporte a IPMI, e qual é o usuário e senha da interface.
#6 Comentário enviado por tsuriu em 11/07/2012 - 15:49h
Acabei de ver, usei o dmidecode... A saida foi

"# dmidecode 2.9
SMBIOS 2.5 present.
"

Creio que significa que tem suporte... Mas como eu descubro o usuário e a senha...?!

#7 Comentário enviado por janssenreis em 11/07/2012 - 16:39h
Essa interface em sua maioria está disponível para servidores. Você pode verificar no manual da placa-mãe de seu computador. Geralmente, quando a placa-mãe tem suporte à IPMI, há mais de 1 placa de rede.

dmidecode exibe uma descrição dos componentes do sistema de hardware, bem como outras informações como números de série e revisão da BIOS. Isso não quer dizer que seu hardware tem suporte a IPMI.

Uma dica que eu te dou, se você quiser monitorar os sensores disponíveis na sua placa-mãe (como temperaturas, velocidades de FAN e voltagem), é utilizar o lm_sensors.

O lm_sensors depende do sistema operacional funcionando. O IPMI tem a vantagem de não depender do sistema operacional, o que economiza na utilização dos recursos computacionais.
#8 Comentário enviado por igor_rocha em 05/08/2012 - 11:45h
Muito interessante!
#9 Comentário enviado por Mc.Eagle em 17/12/2016 - 13:55h
Excelente artigo! Li também alguns de seus artigos no seu site. Força e honra!
#10 Comentário enviado por Mc.Eagle em 17/12/2016 - 19:09h
Comprei seu livro sobre o Zabbix, parece muito bom.

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.