Usando o Kommander para criar GUIs

O Kommander é uma IDE para criação de interfaces para o KDE, com ele podemos criar interfaces para programas em modo texto ou mesmo criar um programa inteiro sem escrever um linha de código.

[ Hits: 46.219 ]

Por: Joao Garcia em 14/09/2004


Introdução



O Kommander é um programa usado para criar dynamic GUI dialogs utilizando os widgets do KDE, ou seja, criar interface gráfica. Com ele podemos criar interfaces para todo tipo de programa, pois o Kommander permite a utilização de shell script, o que pode levar a outra linguagem qualquer. Também podemos criar programas totalmente independentes de qualquer outra linguagem ou script senão a do próprio Kommander.

Para começar vou criar um clássico "Hello World" como exemplo.

Vou partir do princípio que você já tem o Kommander instalado em seu Linux. Caso não tenha, pode-se obter maiores informações a partir da URL abaixo:
Abra um terminal no KDE e digite:

$ kmdr-editor


Assim que ele se parece, uma interface limpa e sem poluição visual.

Agora eu dou um Ctrl+N (menu File >> New) e o Kommander me mostra o diálogo New File.


Aqui eu escolho a opção Dialog e já tenho uma janela com o nome Form1.


Agora está tudo pronto para começar a desenhar o layout do meu programa.

Então clico no botão "Insert a TextLabel" (o botão com um A) e em seguida clico na minha janela que vai ficar assim:


Dou um duplo-clique nesse TextLabel que acabei de criar e mudo o texto para "Hello World". Mas o texto não apareceu inteiro, ficou uma parte faltando. Seleciono o "Hello World" novamente e dou um Ctrl+J (menu Layout >> Adjust Size).

Agora eu quero um botão para terminar o programa, seleciono o botão "Insert a CloseButton" (o botão com um "OK" da direita) e clico na minha janela. Para editar o texto do botão eu do um duplo-clique nele e escrevo "Close".


Agora eu vou dar uma redimensionada nos meus widgets apenas arrastando com o mouse.


Ficou bem feio, mas ainda não acabei. ;)

Dou um clique em algum espaço vazio na minha janela para de-selecionar os widgets e dou Ctrl+G (menu Layout >> Lay Out in a Grid). Continua feio, mas agora eu posso redimensionar minha janela de forma que todos os widgets acompanhem seu tamanho.

Terminei, agora vou dar um Ctrl+T (menu Preview >> Preview Form) para visualizar um preview do meu programa.

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Comentários
[1] Comentário enviado por juliomortandela em 14/09/2004 - 15:33h

Simples mas bem interessante...

eu gostei...


Julio

[2] Comentário enviado por ustrucx em 14/09/2004 - 16:57h

Legal, qualquer dúvida falae que eu tento ajudar, comecei no kommander a pouco tempo mas gostei muito e resolvi mostrar pra galera como é simples :D

[3] Comentário enviado por Guns em 15/09/2004 - 12:40h

Eu instalarei esse programa no meu debian e vou fuçar qual quer coisa eu te falo...Vlw

[4] Comentário enviado por knowlink em 16/09/2004 - 13:57h

Para se ter uma idéia de até onde o kommander pode chegar, o klica-aki "Centro de controle do Kurumin" é feito todo em kommander e shellscript, o mesmo se diz do kurumin-emu (máquina PC virtual), o centro de controle do kalango e muitas outras ferramentas encontradas nessas duas distros

[5] Comentário enviado por ustrucx em 16/09/2004 - 23:42h

Por isso fiz esse micro tuto, pra incentiva o povo a cria coisa. To bolando um outro tudo que vai ser sobre interagir com shell-script e kdialog. Vai da pra fazer coisas ainda mais intereçantes ;)

[6] Comentário enviado por Bentux em 30/09/2004 - 18:15h

Cara, mal posso esperar a hora d vc postar outro tuto pra aprender mais como esta ferramenta funciona... :-)

[7] Comentário enviado por ustrucx em 30/09/2004 - 23:59h

E aí Bentux :)
Por falta de conhecimento meu em shell script :'(, esse próximo tuto vai ser até mais simples do que este :(, mas vai mostrar o básico da interação entre o Kommander e Kdialog e espero que de margens para que você mesmo possa pensar em como utilizar o que eu demonstro no tutorial.
Brigaduuuuu :D

[8] Comentário enviado por juarysantos em 12/10/2004 - 21:09h

Rapaz coloquei o nome de dos todos widgets em portugues. mas mantive LineEdit1, 2 e 3. sei que no botão criar o comando ficou assim: useradd @LineEdit3 @LineEdit2 @LineEdit1. só que quando executei como root: #kmdr-executor useradd-kmdr ele abri a Gui, e quando preencho os campos e clico em criar ele não funciona(pois não vi na pasta /home o usuario que digitei). qual é o problema?

Mas gostei muito do seu tu e vou tentar criar uma Gui para wget(só para testar).
Brigadooo...

[9] Comentário enviado por ustrucx em 12/10/2004 - 22:35h

Cara, se vc traduzio tudo, certifique-se que qdo vc for adicionar os nomes dos widgets no botao "Criar" esses widgets estejam no menu dropdown "Other Widgets" com os devidos nomes em portugues, eu nao costumo escrever o nome de widget, apenas seleciono ele no menu "Other Widgets", isso evita falhas na digitação. Se nao resolver pode me mandar o executável que eu tento achar o problema ;)

[10] Comentário enviado por ssaguiar em 03/12/2004 - 23:51h

Amigo:

Você poderia me informar como faço para ter o texto de um script escrever em um LineEdit do kommander?
Explico :

Fiz uma pequena interface gráfica para meu programa. Coloquei um ExecButton e um LineEdit.
No ExecButton, associei um script na sua propriedade de texto. Neste script, tem várias linhas do tipo:
echo "Iniciando o Sistema"
Eu gostaria de escrever este texto no LineEdit em lugar do console, para ter uma espécie de barra se status.

O kommander praticamente não tem documentação, porisso estou tentando obter ajuda com o pessoal que já conhece alguma coisa dele.

Obrigado por qualquer ajuda.

[11] Comentário enviado por SLothRP em 28/03/2005 - 17:17h

Tenho um Código feito em Python, chamado calcular.py , na qualele calcula um Numero X elevado a esse mesmo numero X , como faço pra colocar isso no kommander ? EX:
Digite Abaixo o NUmero desejado:
Campo para poder digitar o numero
Campo para mostrar a Resposta
Button Calcular
Button Close

Obrigado pela atençã ... esse é minha dúvida

[12] Comentário enviado por SlothRP em 30/03/2005 - 01:21h

Para entender melhor a minha dúvida , tirei uma screnshot ... espero que tenha melhorado..

http://agrorp.z6.com.br/modelo_raiz2.png

[13] Comentário enviado por lidyon em 24/03/2006 - 16:50h

Qual a diferença entre esse kommander e o Qt Designer??? Parecem tão iguais...

t++++++

[14] Comentário enviado por sombriks em 24/01/2007 - 03:33h

lidyon, QT Designer (até onde eu sei) é pra fazer as interfaces em C++ com o framework QT.

Ah! e seria legal ver o funcionamento da widget Tabela num possível "parte 2", :D

excelente artigo!

[15] Comentário enviado por edirlf em 23/07/2007 - 18:45h

Cara, sensacional seu artigo. Sério mesmo, pra mim está sendo e vai ser ainda muiiiiito útil. Parabéns mesmo.
Muito excelente, e simples de entender. Parabéns mesmo!!!


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