Virtualização com Proxmox VE

Neste artigo vamos subir um Proxmox em um único host e mostrar o que ele é capaz.

[ Hits: 16.506 ]

Por: Daniel Lara Souza em 11/05/2021 | Blog: http://danniel-lara.blogspot.com/


Introdução



Proxmox VE é uma plataforma para executar máquinas virtuais e contêineres. Ele é baseado no Debian Linux e completamente código aberto. Para máxima flexibilidade, implementamos duas tecnologias de virtualização - máquina virtual baseada em kernel (KVM) e virtualização baseada em contêiner (LXC).

Um dos principais objetivos do design é tornar a administração mais fácil possível. Você pode usar Proxmox VE em um único nó ou montar um cluster de muitos nós. Todas as tarefas de gerenciamento podem ser feitas usando a interface de gerenciamento via web e até mesmo um usuário novato pode configurar e instalar o Proxmox VE em minutos.

Gerenciamento Central

Embora muitas pessoas comecem com um único nó, o Proxmox VE pode ser dimensionado para um grande conjunto de nós agrupados. A pilha do cluster é totalmente integrada e acompanha a instalação padrão.

Design Multi-Master Único

A interface de gerenciamento baseada na web oferece uma visão clara de todos os seus convidados KVM e contêineres Linux e até mesmo de todo o cluster. Você pode gerenciar facilmente suas VMs e contêineres, armazenamento ou cluster a partir da GUI. Não há necessidade de instalar em separado um servidor de gerenciamento.

Sistema de arquivos de cluster Proxmox (pmxcfs)

Proxmox VE usa o exclusivo sistema de arquivos Proxmox Cluster (pmxcfs), um sistema de arquivos orientado por banco de dados para armazenar arquivos de configuração. Isso permite que você armazene a configuração de milhares de máquinas virtuais.

Ao usar o corosync, esses arquivos são replicados em tempo real em todos os nós do cluster. O sistema de arquivos armazena todos os dados dentro de um banco de dados persistente em disco, no entanto, uma cópia dos dados reside na RAM que fornece um tamanho máximo de armazenamento de 30 MB - mais do que o suficiente para milhares de VMs. Proxmox VE é a única plataforma de virtualização que usa este sistema de arquivos de cluster exclusivo.

Interface de gerenciamento baseada na Web

O Proxmox VE é simples de usar. As tarefas de gerenciamento podem ser feitas através da interface de gerenciamento baseada na web - não há necessidade de instalar uma ferramenta de gerenciamento separada ou qualquer gerenciamento adicional nó com bancos de dados enormes.

A ferramenta multimestre permite que você gerencie todo o seu cluster a partir de qualquer nó do seu cluster. O gerenciamento central baseado na Web - baseado no JavaScript Framework (ExtJS) - permite que você controle todas as funcionalidades da GUI e uma visão geral do histórico e syslogs de cada nó único. Isso inclui a execução de trabalhos de backup ou restauração, migração ao vivo ou atividades acionadas por HA.

Linha de comando

Para usuários avançados que estão acostumados com o conforto do Shell Unix ou Windows Powershell, Proxmox VE fornece uma interface de linha de comando para gerenciar todos os componentes do seu ambiente virtual. Esta interface de linha de comando possui preenchimento de guia inteligente e documentação completa na forma de UNIX man pages.

API REST

Proxmox VE usa uma API RESTful. Escolhemos JSON como formato de dados primário e toda a API é formalmente definida usando o esquema JSON. Isso permite uma integração rápida e fácil para gerenciamento de terceiros ferramentas como ambientes de hospedagem personalizados.

Administração baseada em funções

Você pode definir o acesso granular para todos os objetos (como VMs, armazenamentos, nós etc) usando a função baseada em gerenciamento de usuários e permissões. Isso permite que você defina privilégios e ajude a controlar acesso a objetos. Este conceito também é conhecido como listas de controle de acesso, onde cada permissão especifica um sujeito (um usuário ou grupo) e uma função (conjunto de privilégios) em um caminho específico.

Autenticação Realms

Proxmox VE oferece suporte a várias fontes de autenticação, como Microsoft Active Directory, LDAP, Linux PAM autenticação padrão ou o servidor de autenticação Proxmox VE integrado.

Armazenamento Flexível

O modelo de armazenamento Proxmox VE é muito flexível. As imagens de máquina virtual podem ser armazenadas em um ou vários armazenamentos locais ou em armazenamento compartilhado como NFS e em SAN. Não há limites, você pode configurar como muitas definições de armazenamento como você gosta. Você pode usar todas as tecnologias de armazenamento disponíveis para Debian Linux.

Um grande benefício de armazenar VMs em armazenamento compartilhado é a capacidade de migrar ao vivo máquinas em execução sem qualquer tempo de inatividade, pois todos os nós do cluster têm acesso direto às imagens de disco da VM.

Atualmente, oferecemos suporte para os seguintes tipos de armazenamento de rede:
  • Grupo LVM (suporte de rede com alvos iSCSI);
  • Alvo iSCSI;
  • Compartilhamento NFS;
  • Compartilhamento CIFS;
  • Ceph RBD;
  • Use diretamente iSCSI LUNs;
  • GlusterFS.

Os tipos de armazenamento local suportados, são:
  • Grupo LVM (dispositivos auxiliares locais, como dispositivos de bloco, dispositivos FC, DRBD etc);
  • Diretório (armazenamento no sistema de arquivos existente);
  • ZFS.

Backup e restauração integrados

A ferramenta de backup integrada (vzdump) cria instantâneos consistentes de contêineres em execução e convidados KVM. Basicamente, ele cria um arquivo dos dados VM ou CT que inclui os arquivos de configuração VM / CT. O backup ao vivo em KVM funciona para todos os tipos de armazenamento, incluindo imagens VM em NFS, CIFS, iSCSI LUN, Ceph RBD.

O novo formato de backup é otimizado para armazenar backups de VM rápida e eficaz (arquivos esparsos, dados fora de ordem, E/S minimizada).

Cluster de alta disponibilidade

Um cluster Proxmox VE HA de vários nós, permite a definição de servidores virtuais altamente disponíveis. The Proxmox VE HA Cluster é baseado em tecnologias comprovadas de HA Linux, fornecendo serviços HA estáveis e confiáveis.

Rede Flexível

O Proxmox VE usa um modelo de rede em bridge (ponte). Todas as VMs podem compartilhar uma ponte como se os cabos de rede virtual de cada convidado fossem todos conectados ao mesmo switch. Para conectar VMs ao mundo exterior, bridges são anexados às placas de rede físicas e atribuídos a uma configuração TCP / IP.

Para maior flexibilidade, VLANs (IEEE 802.1q) e ligação/agregação de rede são possíveis. Assim é possível construir redes virtuais complexas e flexíveis para os hosts Proxmox VE, aproveitando todo o poder do Pilha de rede Linux.

Firewall Integrado

O firewall integrado permite filtrar pacotes de rede em qualquer VM ou interface de contêiner. Conjuntos comuns de regras de firewall podem ser agrupadas em "grupos de segurança".

Infraestrutura hiperconvergente

Proxmox VE é uma plataforma de virtualização que integra totalmente recursos de computação, armazenamento e rede, gerencia clusters altamente disponíveis, backup/restauração e recuperação de desastres. Todos os componentes são definidos por software e compatíveis uns com os outros.

Portanto, é possível administrá-los como um único sistema por meio da interface de gerenciamento web centralizado. Esses recursos tornam o Proxmox VE a escolha ideal para implantar e gerenciar uma infraestrutura hiperconvergente de código aberto.

Benefícios de uma infraestrutura hiperconvergente (HCI) com Proxmox VE

Uma infraestrutura hiperconvergente (HCI) é especialmente útil para implantações em que uma alta infraestrutura à demanda atenda a um baixo orçamento de administração, para configurações distribuídas, como ambientes remotos e de filiais ou para nuvens públicas e privadas virtuais.

HCI oferece as seguintes vantagens:
  • Escalabilidade: expansão contínua de dispositivos de computação, rede e armazenamento (ou seja, aumentar a escala de servidores e armazenamento de forma rápida e independente um do outro).
  • Baixo custo: Proxmox VE é open source e integra todos os componentes de que você precisa, como computação, armazenamento, centro de rede, backup e gerenciamento. Ele pode substituir uma infraestrutura de computação / armazenamento cara.
  • Proteção e eficiência de dados: serviços como backup e recuperação de desastres estão integrados.
  • Simplicidade: fácil configuração e administração centralizada.
  • Código aberto: sem dependência de fornecedor.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação e Configuração
   3. Criando uma Máquina Virtual
Outros artigos deste autor

GlusterFS - Um Sistema de Arquivos Distribuídos (parte 2)

SliTaz: pequeno, rápido, estável e fácil de utilizar!

OTRS no Fedora Server 21

Podman - um mecanismo de contêiner sem daemon

GlusterFS - Um Sistema de Arquivos Distribuídos

Leitura recomendada

MultiCD - Diversas Distribuições no mesmo DVD/Pendrive

Recuperando o seu sistema Salix

Fazendo o Palm/Treo Funcionar no Ubuntu/KUbuntu

Os Caminhos Para Certificação LPI1

Falta de padronização no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por maurixnovatrento em 16/05/2021 - 20:43h


Ótimo artigo.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[2] Comentário enviado por danniel-lara em 19/05/2021 - 08:19h


[1] Comentário enviado por mauricio123 em 16/05/2021 - 20:43h


Ótimo artigo.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]


Obrigado

[3] Comentário enviado por Alannah358 em 13/07/2021 - 00:57h

Thanks for the update and quick reply. I'll be sure to keep an eye on this thread. Looking for the same issue. Bumped into your thread. Thanks for creating it. Looking forward for solution.
https://www.talktowendys.ltd/

[4] Comentário enviado por bestmoor em 14/12/2021 - 13:14h


otimo artigo, ja utilizo a um tempo e recomendo


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts