Um das características mais fascinantes do Linux é o seu desempenho quando o assunto é games. Muitos jogos que requerem máquinas pra lá de robustas no Windows, rodam de forma natural no Linux. Um bom exemplo para minha afirmativa é a série de games Quake (I, II e III). O Quake foi feito para rodar no Windows, que possui uma interface gráfica que consome grande parte da memória RAM de um computador. No Linux, o Quake roda no modo texto (console), fora da interface gráfica. Quando usamos o console do Linux, podemos dispor de praticamente 100% da memória RAM do computador. Quanto maior a quantidade de memória RAM disponível, melhor será o desempenho do jogo. Essa é a diferença de desempenho entre os sistemas.
Além da série de games Quake, temos o clássico e consagrado DOOM e o bem trabalhado Heretic, todos jogos de ação em primeira pessoa. Quem prefere jogos do tipo RPG, poderá jogar Free Civilization, StarCraft, LinCity e "Civilization: Call The Power". Este último, um verdadeiro clássico. Quem gosta de jogos de aventura tipo Sonic, vai se apaixonar por L.O.S.E.R Corps, que além de contar com vários personagens, também pode ser jogado em rede. Amantes de jogos tipo "The Dig", se identificarão e muito com "Hopkins FBI", jogo policial em terceira pessoa. Quem prefere simuladores de vôo vai gostar de S.A.B.R.E.. Amantes de corrida de carros perderão horas com X-RACER.
A gama de jogos de tabuleiro para Linux também é muito extensa. Quem usa Windows para jogar paciência vai ficar boquiaberto quando conhecer o PySOL. O Linux também dispõe de jogos estratégicos como Freecell, Poker, Sueca, Reversi, Hearts, Gamom, Dama, Xadrez, Tetris, Campo Minado, Cubo de Rubik. Além de jogos de estratégia, temos consagrados jogos arcade como PAC-MAN e X-Galaga.
Como se não bastassem tantos jogos de computador para Linux, podemos transformar o mesmo num vídeo-game. Para isso usamos o que chamamos de emulador. Um emulador faz seu computador pensar que é um vídeo-game. Temos emuladores de Mega-Drive, Super Nitendo, GameBoy, MAME e Play Station. Para jogar Super Nitendo no Linux, por exemplo, precisaremos do emulador dessa plataforma e seus respectivos cartuchos. Cartuchos arquivados em computador são chamados de ROM's. Existem ROM's para qualquer tipo de emulador em abundância na Internet.
Quem se convenceu de que não há nada igual ao Linux quando o assunto é entretenimento, pode começar o dia jogando o famoso XBill. O jogo é uma homenagem dos linuxers ao amigo Bill Gates. No jogo você é um administrador de redes e seu laboratório é composto por computadores com sistemas operacionais alternativos (Linux, Mac, OS/2, Amiga, FreeBSD). O inimigo (Bill Gates) tentará invadir seu laboratório para instalar Windows nas máquinas. Sua missão é impedir que o tio Bill consiga instalar (infectar?) seus computadores com Windows.
Todos os jogos acima citados podem ser encontrados no site LinuxGames.Com (
http://www.linuxgames.com). Emuladores e ROM's podem ser conseguidos no site Emux.Com (
http://www.emux.com). Quem tem dificuldades com o Inglês poderá encontrar os jogos aqui mencionados em "O Linux" (
http://www.olinux.com.br) ou em LinuxAll.Org (
http://www.linuxall.org).
Boa diversão!
Por Fábio Berbert de Paula
E-mail:
fabio@vivaolinux.com.br