Todo final de ano o
site BR-Linux.org promove uma eleição sobre os favoritos da comunidade Linux brasileira e nesta o Viva o Linux concorre em três categorias: site nacional, grupo de usuários e fórum-web. Nas duas primeiras temos sido escolhidos como favorito nos últimos anos, porém nosso fórum-web nunca venceu este "prêmio" (prêmio do reconhecimento).
P.S.: Vale lembrar que por questões éticas o BR-Linux.org não concorre, então isso deve nos garantir um bocado de votos né? :)
Pois bem, o feedback dos membros é o termômetro de onde devemos concentrar nossos esforços e considerando que temos a comunidade nacional com maior número de membros ativos, algo deve (ou deveria) estar errado em nosso fórum, pois proporcionalmente falando seria natural termos maior votação desta categoria.
A idéia
Navegando pelo
Yahoo Respostas fiquei impressionado com o formato de fórum que eles desenvolveram, e como toda grande idéia atrai uma legião de seguidores, o VOL resolveu seguir essa linha e modelou o esquema deles para dentro de nosso contexto.
O foco em nosso novo formato estará no membro que realizou a pergunta. É ele quem dará o valor merecido a uma resposta de qualidade, o que automaticamente recompensará o membro que se propôs a ajudar da melhor forma.
Como funciona
De agora em diante os tópicos das comunidades serão divididos em duas categorias, os RESOLVIDOS e os ainda SEM SOLUÇÃO. Existem três formas de acesso aos tópicos no site:
- Através da box situada na barra lateral direita, parte inferior, intitulada "Perguntas", na qual exibe os 8 últimos tópicos atualizados;
- Através do link "Perguntas", no menu principal da barra lateral esquerda, onde temos uma ferramenta que une todos os tópicos de todas as comunidades ordenados por data. Este é o link ideal para os "fominhas" de tópicos;
- Através do link "Comunidades", no menu principal da barra lateral esquerda. Clicando aqui somos direcionados para interfaces que lhe conduzirão para a comunidade de seu interesse.
Na explicação de como funcionam os novos recursos, vou me concentrar no segundo item da lista, que é o mais abrangente.
Pesquisa interna por tópicos
Agora é possível buscar internamente nos tópicos sem a necessidade de se usar a box de busca global do site (sim, aquela mesmo que usa a engine do Google). Embora eu recomende o uso da busca global, em alguns casos esta pode ser mais útil.
Na listagem de tópicos você verá 2 tipos de ícones, uma pasta amarela e um ícone de OK verde. A pasta amarela indica um tópico que ainda não foi resolvido e o ícone verde resolvido.
Se você deseja se distrair um pouco ajudando outros membros que possuem tópicos em aberto, pode filtrar sua pesquisa marcando, logo abaixo da caixinha de busca, a opção "Exibir somente perguntas sem solução".
Marcando um tópico como resolvido
Ok, você abriu um tópico e recebeu uma resposta válida, que solucionou seu problema. Beleza! Então está na hora de dar o seu feedback (é dando que se recebe, certo?). Acesse o tópico e procure pelo link "Marcar como resolvido". O que ele faz dispensa explicação, certo?! Bom, resta lembrar que somente o autor do tópico pode marcá-lo como resolvido.
Escolhendo a melhor resposta
Uma vez que o tópico foi marcado como resolvido, um link "Melhor resposta" fica disponível para cada resposta dada. Fica a seu critério escolher a resposta mais completa e marcá-la como a melhor. Mas atenção, essa escolha não tem volta, seja criterioso ao clicar neste link.
E o que acontece depois!? Simples, a melhor resposta será a primeira a ser exibida na página e será destacada com fundo e borda diferente das demais.
E o autor da "melhor resposta"?
Existem muitas respostas mais completas que dicas publicadas no VOL, inclusive muitos retornos de pesquisas Google direcionam o seu browser para tópicos respondidos e que ajudam muitos. Então nada mais justo que dar a uma "melhor resposta" o mesmo peso que o de uma dica (embora numa dica você ganhe 1 ponto a cada visita).
Ao autor de uma "melhor resposta" serão contabilizados 500 pontos na conta!
E como saber se uma resposta minha foi considerada "melhor resposta"? Não se preocupe, um e-mail automático será enviado pra você.
Projeto em análise
Existe a possibilidade de, no final de todo mês, além do sorteio das 3 camisetas para autores de artigos, estarmos premiando com outras 3 camisetas os 3 membros com maior número de "melhores respostas". Tudo vai depender do quão eficiente este novo sistema se apresentará.
Um abraço.