Comparado ao Windows, não existem tantos aceleradores de download para
Linux. Testei dois, o Prozilla e o Igloo, este último não é gratuito, é Shareware. Com seu uso a aceleração é bastante grande (principalmente Prozilla), especialmente em redes domésticas de banda larga, tipo Speedy.
Não testei em linha discada, mas de maneira geral é conhecido que quanto mais lenta é a rede, maior é o efeito do acelerador, em porcentagem de aceleração.
Contudo existe uma alternativa mais simples, empregar o complemento de Firefox chamado
DownlThemAll!, que pode ser baixado de:
E instalado simplesmente clicando em "Adicionar a Firefox". Caso não seja compatível com a versão de Firefox que você usa, pode ser facilmente compatibilizado. Veja:
Instalado, reinicie o Firefox. Em cada download que fizer aparecerá a opção de usar DownThemAll! ou seu cliente facilitado DTAOneClick! A figura mostra download em progresso, com DTAOneClick!.
Para comparações fora realizados downloads do programa-fonte clássico do aMSN, em Firefox e navegador Mozilla otimizado SwiftWeasel.
1) Linux Sabayon 3.4F, Conexão Banda Larga, Speedy Light 256, modem Speedtouch roteado, navegador Firefox versão 3.0, Português do Brasil. O arquivo amsn-0.97.tar.bz2 (programa fonte do aMSN) foi baixado do site:
Usando o espelho oficial do SourceForge no Brasil, ufpr.dl.sourceforge.net:
- Tempo de download completo no Firefox clássico: 8, 36 minutos.
- Tempo de download completo no Firefox com DownThemAll!: 4,34 minutos.
- Tempo de download completo no Firefox com DTAOneClick!: 3.23 minutos.
2) Mesmas condições de 1, mas com Navegador otimizado SwiftWeasel 3.0 RC2.
O efeito de aceleração é menos pronunciado.
- Tempo de download completo no SwiftWeasel 3.0: 6, 23 minutos.
- Tempo de download completo no SwiftWeasel 3.0 com DownThemAll!: 5.03 minutos.
- Tempo de download completo no SwiftWeasel 3.0, com DTAOneClick!: 4, 23 minutos.
3) Linux Mandriva 2008.1, rede de alta velocidade, USPNET 2, LAN direta da USP (Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto), Navegador mesmo pacote,sites e navegadores de 1 e 2:
- Sem usar DownThemAll!, Firefox 1, 23 minutos.
- Sem usar DownThemAll!, SwiftWeasel 1, 14 minutos.
- Com DownThemAll!, Firefox: 32 segundos.
- Com DownThemAll!, SwiftWeasel: 33 segundos.
- Com DTAOneClick!, Firefox: 28 segundos.
- Com DTAOneClick!, SwiftWeasel 29 segundos.
Esses resultados mostram razoável aceleração, apenas com a instalação do Complemento Firefox DownThemAll!, e sugerem que o navegador SwiftWeasel otimizado é bem mais rápido que o Firefox clássico, principalmente em redes mais lentas.
Outros testes gerais foram realizados, em Computadores Athlon, AMD64, 3200, 2 Giga de RAM e Semprom 1800, 32 bits, 1 Giga de RAM (USP), usando Linux: Sabayon 3.4F, Gentoo 2008 Beta 1 e Mandriva Free 2008.1, navegadores Firefox 3.0 oficial, Firefox-Minefield 3.1a1, SwiftWeasel 3.0, e em Windows XP SP2 e Windows Vista Ultimate, 64 Bits, Longhorn. Em todos esses testes a aceleração pode ser notada, e os downloads são comparativamente mais rápidos em sistema operacional Linux.
Caro Alberto,
Ganhei este PC há exatos 345 dias, já com o Linux instalado; de lá pra cá tenho 'pelejado' pra entender sobre como utilizar mais e melhor esta plataforma, sem êxito. Por teimosia e curiosidade (sem ordem definida), não quis substituir pelo Windows.
Porém, meu conhecimento de informática beira o zero e, por esse motivo, desanimo diante dos textos de 'dicas', 'orientações' etc, postadas nos sites específicos do Linux. Por mais que tente, eu não consigo acompanhar o raciocínio de quem escreve... São termos que, quando não são técnicos demais, vêm com 'gírias digitais' - se é que posso chamar assim. Dai, nem dou prosseguimento às leituras, vez que sei que vou ficar 'boiando'...
Acontece que, hoje - após umas 226 (rs) pesquisas que fiz para tentar saber algo sobre aceleração e gerenciamento de downloads, dei de cara com esta sua preciosidade. Putz! Finalmente!
De forma clara e precisa, leitura agradável, linguagem simples, sem lenga-lenga, mas com o perceptível domínio do assunto, você fez com que, mesmo eu - que trabalho na área jurídica e que de computador só sei a digitação -, conseguisse captar as orientações. Ainda nem testei o tal DownlThemAll, mas só de ter conseguido entender...!
Precisava registrar meu agradecimento, afinal tem sido uma constante pra mim essa coisa de pesquisas e tentativas frustadas.
Eu ia parabenizá-lo pelo trabalho, mas, pensando melhor, vi que quem está de parabéns sou eu! Por ter chegado até o seu texto.
De toda forma, fica o meu agradecimento: muitíssimo obrigada, Alberto!
KMina