Essa dica foi testada no
Slackware 12.1 e é apenas um compartilhamento de experiência para usuários que podem estar passando por um problema pelo qual eu estava tendo até pouco tempo: o aumento do tempo de inicialização do Slackware após instalação do
Gnome SlackBuild.
Após a instalação do maravilhoso Gnome SlackBuild, meu sistema ficou muito bonito. Passei um bom tempo usando Fluxbox com a distribuição Zenwalk e não estava mais tão acostumado aos efeitos do Compiz. Por isso me maravilhei configurando temas e efeitos para esse ambiente gráfico.
Recentemente experimentei a opção de deformação do Compiz para mudança da área de trabalho em forma de cilindro e em forma de esfera, além da clássica em forma de cubo.
Ok. Até aí tudo bem. Mas um pequeno problema que sempre me incomodava após a instalação do Gnome Slackbuild era o tempo de inicialização do sistema. Realmente desconheço os motivos, mas após a instalação do Gnome SlackBuild, o boot do sistema ficou uns 50% mais lento.
Passou a aparecer alguma coisa de "update incons cache" para todos os temas de ícones que eu tinha durante o boot... E no final apareciam vários erros "media x-content alguma coisa" desconhecido.
Como eu sabia que os arquivos de inicialização do sistema ficam na pasta /etc/rc.d, resolvi fuçar. Então encontrei o arquivo que continha os scripts de inicialização que causavam essa lentidão. É o arquivo rc.M. Seu caminho completo é
/etc/rc.d/rc.M.
Se você estiver com o mesmo problema de lentidão ao iniciar o Slackware, faça o seguinte: edite esse arquivo com seu editor de texto predileto. Exemplo:
# gedit /etc/rc.d/rc.M
Recomendo que você crie um backup desse arquivo antes de editá-lo. Se não souber como, veja as instruções no fim dessa dica.
Procure no rc.M e comente os scripts que possuem os seguintes títulos:
Update any existing icon cache files
Update mime database
SCIM and other GTK+ input methods like this file kept updated
Para encontrá-los basta buscar por esses nomes citados acima, um por um.
Se o seu "Update mime database" estiver assim:
# Update mime database:
if [ -x /usr/bin/update-mime-database -a -d /usr/share/mime ]; then
echo "Updating MIME database: /usr/bin/update-mime-database /usr/share/mime &"
/usr/bin/update-mime-database /usr/share/mime &
fi
Deixe-o assim:
# Update mime database:
# if [ -x /usr/bin/update-mime-database -a -d /usr/share/mime ]; then
# echo "Updating MIME database: /usr/bin/update-mime-database /usr/share/mime &"
# /usr/bin/update-mime-database /usr/share/mime &
# fi
Adicione "#" na frente de todas as linhas dos três scripts para que se tornem comentários e percam o efeito de comandos. Repita o processo para todos os três scripts.
Salve, feche o arquivo e reinicie o sistema. Você perceberá que a inicialização estará bem mais rápida.
Como criar o backup de rc.M: antes de editar o rc.M crie um backup dele. Caso algo dê errado você poderá restaurá-lo. Para criar um backup use o comando:
# cp /etc/rc.d/rc.M /etc/rc.d/rc.M.bk
Esse comando criará uma cópia do arquivo original com o nome rc.M.bk.
Se algo sair errado você pode restaurar o arquivo com o comando:
# mv /etc/rc.d/rc.M.bk /etc/rc.d/rc.M
Esse outro comando moverá o arquivo rc.M.bk para rc.M substituindo-o.