Como embutir visualizadores de pdf livres no Firefox
Na minha busca por um desktop 100% livre, procuro sempre substituir ferramentas proprietárias por alternativas livres (desde que estas sejam de qualidade).
Um fator complicante tem sido os plugins para navegador web, mas acho que tenho me saído bem: OpenJDK para Java, Gnash para flash... mas e o pdf?
Bom, acabo de encontrar um solução muito bacana, o mozplugger.
Se você usa alguma distribuição baseada no Debian, instale-o com um:
# apt-get install mozplugger.
O mozplugger permite você embutir suas aplicações favoritas (como visualizadores de arquivo) no navegador; para isso basta editar o arquivo /etc/mozpluggerrc
Neste arquivo você deve usar macros m4 para definir como serão chamadas suas aplicações (mas eu na verdade não precisei de nada disso para o nosso exemplo).
Depois das macros você poderá ver um área no arquivo onde estarão listados os tipos mime dos arquivos a serem visualizados. Bastou procurar a linha:
application/pdf:pdf:PDF file
e inserir uma chamada ao meu visualizador de pdf preferido, o okular. Aí foi só inserir a linha:
[1] Comentário enviado por andre.vmatos em 02/07/2009 - 18:45h
Nosssa, muito boa mesmo essa dica. Perfeita!!! Jah tinha instalado o mozplugger no meu Arch, mas não tinha prestado atenção em pra que ele servia. Então, fui conferir, e realmente funcionou perfeitamente. Quero configurar agora para que conteúdos multimídia sejam abertos no VLC diretamente. Vlwww, parabéns pela dica. Ta nos favoritos.
[2] Comentário enviado por zezosc em 22/07/2009 - 17:00h
Muito obrigado pela dica, Laudivan. Tu "salvaste" minha vida. Já conhecia o mozplugger, porém não sabia como configurá-lo e, portanto, estava usando o evince como visualizador de pdf. No entanto, com evince estava tendo dificuldades em imprimir diretamente, primeiro precisa imprimir em arquivo. Agora já consigo imprimir diretamente do Firefox, sem contar que a interface fica mais harmônica com o KDE4.
Ah, eu nem precisei inserir a linha pro okular. Ela já estava lá, o que fiz foi só mudar a ordem dos programas.