Você que pensa que mouse serial não existe mais está completamente enganado! Cuido de um laboratório Linux onde temos vários computadores com mouse seriais.
Para configurá-los é bem simples. Ao entrar no sistema, se você usa o Gnome, a tecla de atalho para ir ao menu de Aplicativos é ALT + F1. Entre em Acessórios > Terminal. Caso queira usar algum terminal sem a tecla de atalho, basta pressionar ALT + F2 e digitar xterm.
Antes de mais nada, vamos criar um arquivo de backup do xorg.conf. Para isso, no terminal digite:
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.old
Feito o backup podemos o alterar arquivo xorg.conf com nosso editor de texto favorito. Eu usarei o gedit.
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
Dentro do arquivo xorg.conf adicione as seguintes linhas:
[1] Comentário enviado por Teixeira em 06/09/2009 - 02:55h
Tenho tido alguns problemas com referência aos "wheelmice" (aqueles com rodinha), que por vezes chegam a provocar kernel panic pela sua simples existência (o sistema fica tentando reconhecê-los e trava).
Também tenho dúvidas sobre como configurar um teclado ABNT2 quando não existe essa opção na distro.
[2] Comentário enviado por romualdomoraes em 04/11/2009 - 23:42h
Teixeira, já passei aperto por causa do meu mouse com rodinha. Só resolveu quando coloquei a opção: Option "ZAxisMapping" no xorg.conf que ficou assim na parte referente ao mouse:
Veja bem, na parte onde está o Protocol vai depender do tipo de mouse. Se você não sabe abra um terminal e execute: inputattach --help. Aí é ir tentando com as opções que aparecerem. Agora, se sua distribuição não utiliza mais o xorg.conf para o mouse, aí você tem que tentar o hal. No caso do Ubuntu 9.10, edite o arquivo: /usr/share/hal/fdi/policy/10osvendor/10-x11-input.fdi assim: