Corrigindo problema do Acrobat Reader 7.0 no Slackware 12
Ao fazer o upgrade do Slackware 11 para o 12, percebi que o Acrobat 7.0 parou de funcionar. Se tentarmos iniciá-lo pelo console (comando acroread), vê-se que o seguinte erro fica se repetindo eternamente:
expr: syntax error
Bom, como o objetivo era apenas ter o Acrobat rodando, desconsiderei a princípio que detalhe no upgrade do bash poderia causar isso, e fui analisar o acroread, que nada mais é que um shell script.
Pode-se verificar que o erro acontece no seguinte trecho do script, onde se faz a chamada à função check_gtk_ver_and_set_lib_path:
# Check the version of gtk and update the LD_LIBRARY_PATH if required.
if [ "`uname -s`" = "Linux" ]; then
MIN_GTK_VERSION="240"
check_gtk_ver_and_set_lib_path "$MIN_GTK_VERSION" ### returns 0 if found gtk >= 2.4
fi
Vê-se que, se a condição da lib GTK for atendida (o que é verdade para o Slackware 12), pode-se simplesmente comentar este if que o programa rodará normalmente (para quem não é familiarizado com shell scripts, para comentar uma linha basta adicionar um # no início dela).
Pronto... salve o script e tudo funcionará normalmente!
Se for desejado descobrir a causa exata do erro, deve-se ressaltar que, dentro da função check_gtk_ver_and_set_lib_path, a função get_gtk_file_ver está retornando sempre vazio:
version=`get_gtk_file_ver "$ifile"`
Assim, o trecho seguinte dá problema:
len_version=`expr length $version`
pois expr length de vazio retorna exatamente um erro de sintaxe.
[1] Comentário enviado por User-kuruma em 01/09/2007 - 10:42h
Amigo, estou com o mesmo problema aqui no meu ubuntu 6.10. Qual seria a localização desse script, para que eu possa fazer a modificação comentando essa linha.
[3] Comentário enviado por removido em 01/09/2007 - 19:40h
Uma coisa engraçada é que nunca instalei o Acrobat Reader no Linux. Sempre usei o Evince (no gnome) e o KPDF (quando estou no KDE) e acho esses programas tão leves e integrados ao sistema operacional que pelo pouco que uso de PDF, jamais trocaria pelo Acrobat. Enfim, qual o diferencial do Acrobat para esses outros leitores? Valeu!
[4] Comentário enviado por chffelix em 01/09/2007 - 23:47h
Só complementando a dúvida do kuruma, o script acroread fica no diretório bin do Acrobat7.0.
Tzbishop, concordo plenamente com você quanto às vantagens do KPDF, eu sempre uso ele. Entretanto, mantenho também o Acrobat Reader por seu plugin para o firefox e porque alguns raros PDFs apresentam uma renderização defeituosa ou muito lenta no KPDF, o que provavelmente deve melhorar com sua evolução.
[6] Comentário enviado por chffelix em 16/09/2007 - 21:07h
Timaum, não há efeito colateral, pois as linhas comentadas apenas testam se existe a lib GTK correta no sistema. Como no Slackware 12 sabemos que ela existe, apenas deixamos de efetuar o teste, o que não afeta de forma alguma o funcionamento do Adobe Reader.