DPKG - Resolvendo problemas de instalação de pacotes
INTRODUÇÃO
Esta dica busca tratar os principais erros e correções para problemas com o DKPG, dado que, existem diversas formas na Internet hoje e muitas das vezes a correção não se aplica a seus problemas.
#BoraLá!
Essa semana, quando eu estava tentando instalar alguns pacotes para realizar minhas "tasks" diárias, me deparei com um problema no meu dpkg que me impossibilitou de usar qualquer comando de instalação ou remoção de pacotes do meu Ubuntu 20.04.
Reconhecendo tal dificuldade, comecei a procurar em alguns fóruns por possíveis soluções para o problema, porém, não obtive sucesso.
Após algumas boas horas perdidas, resolvi tentar entender melhor o que possivelmente estava ocorrendo para que, logicamente, eu pudesse tentar realizar algo para corrigir o problema.
Esse é um exemplo da saída que eu estava recebendo ao tentar realizar um fix-broken-install ou até mesmo um upgrade:
Configurando ubuntu-mono (19.04-0ubuntu3) ...
A processar 'triggers' para libc-bin (2.31-0ubuntu9.7) ...
A processar 'triggers' para libgdk-pixbuf2.0-0:amd64 (2.40.0+dfsg-3ubuntu0.2) ...
Erros foram encontrados durante o processamento de:
python3
systemd
python3-newt:amd64
synaptic
lsb-release
byobu
python3-distro
pastebinit
Mas afinal, o que é o DPKG?
DKPG nada mais é do que um gerenciador de pacotes da distribuição, para pacotes .deb (baseados em Debian), ele é similar ao RPM e tem por função realizar a instalação, remoção e fornecer informações para o S.O, sobre os pacotes .deb existentes.
Vários fóruns e artigos que eu li citavam sobre um possível "lock" do apt, ou que o DPKG poderia ter sido "desconfigurado" por algum motivo. Sendo assim, resolvi tentar o que me fora sugerido pelos gurus do Linux.
TODOS os steps citados acima obviamente não foram bem sucedidos, uma vez que, eu não estava prestando atenção que meu problema eram os pacotes que estavam quebrados/corrompidos e não o meu DPKG que estava com problemas. Sendo assim, decidi dar uma olhada na pasta do DKPG e foi aí que eu encontrei a solução.
Entrando na pasta "/var/lib/dpkg/info/" eu pude notar que lá ficam salvas os informações referentes aos pacotes que são utilizados pelo dpkg do nosso S.O, então voltei todo meu debug para ler novamente a mensagem de erro, onde o linux retornava que os seguintes pacotes estavam com algum problema:
Em seguida tentei realizar o update e upgrade da máquina para checar se o dpkg não iria mais acusar o erro.
sudo apt-get update sudo apt-get upgrade
CONCLUSÃO
E foi assim que obtive êxito para corrigir o problema de pacotes quebrados do meu DPKG.
Com tudo isso temos uma lição aprendida, nunca vá para alternativas da internet, primeiro, busque tentar entender como determinada ferramenta funciona e posteriormente qual problema está acontecendo.