Exemplo de conexão ao banco de dados orientada a objeto em PHP+MySQL

Publicado por Ariel Galante Dalla Costa em 26/12/2011

[ Hits: 10.683 ]

Blog: http://arielgdc.wordpress.com

 


Exemplo de conexão ao banco de dados orientada a objeto em PHP+MySQL



Para os desenvolvedores, se faz necessária a prática de programação que reduza a quantidade de código escrito. Se fizermos toda vez linhas para a conexão com o banco de dados, fica difícil a manutenção bem como deixa o sistema muito pesado e obsoleto.

A fim de resolver isso, mostro aqui um pequeno exemplo de como fazer uma conexão orientada a objeto na linguagem PHP, juntamente com o MySQL.

Vamos criar dois arquivos de exemplo: O arquivo "Condesc.php", que irá armazenar a classe e os métodos.

Nela irá conter:

<?php class Condesc{ //DEFINE A CLASSE CHAMADA Condesc protected $Host=''; protected $Usuario=''; protected $Senha=''; protected $Banco=''; protected $Conexao; function InserirDados($Query){ //FUNÇÃO PARA INSERT, DELETE E UPDATE $Conexao = mysql_connect($this->Host, $this->Usuario, $this->Senha);//CRIA A CONEXÃO mysql_select_db($this->Banco, $Conexao);//SELECIONA O BANCO mysql_query($Query, $Conexao); //EXECUTA A QUERY NO BANCO mysql_close($Conexao); } function ConsultarDados($Query){ //FUNÇÃO PARA SELECT $Conexao = mysql_connect($this->Host, $this->Usuario, $this->Senha); //CRIA A CONEXÃO mysql_select_db($this->Banco, $Conexao); //SELECIONA O BANCO $rs=mysql_query($Query, $Conexao); //ATRIBUI VALOR DA QUERY A VARIÁVEL $rs return $rs; //RETORNA O VALOR DA VARIÁVEL mysql_close($Conexao); //FECHA CONEXÃO } } ?>


Este é um mero exemplo. Você pode fazer as verificações necessárias para saber se realmente a conexão existe, bem como se a base existe, entre outros aprimoramentos necessários.

Agora vamos criar a página "dados.php".

Dentro desta classe basta o seguinte código:

<?php include 'Condesc.php'; $Conexao = new Condesc(); $Conexao->InserirDados("SQL DE INSERÇÃO, EXCLUSÃO OU ATUALIZAÇÃO"); //ESTA LINHA PARA USO ESPECÍFICO $retorno=$Conexao->ConsultarDados("SQL DE SELEÇÃO"); //ESTA PARA SELEÇÃO if(mysql_num_rows($retorno)>0){ //FAZER O TRATAMENTO E TRATAR OS DADOS } ?>


Pode-se facilmente adaptar aos outros bancos de dados, pois, na maioria dos casos, basta mudar as linhas que fazem a conexão. Espero que fique fácil para quem está iniciando, e também para quem busca outro exemplo de conexão PHP+MySQL.

[]'s Ariel

Outras dicas deste autor

Conexão de tabelas temporárias com PHP + MySQL

Ubuntu e Fedora - Mudando o brilho da tela de notebooks Itautec w7635 e w7655

Leitura recomendada

Integração com PagSeguro no CakePHP 2.x

Instalando Zend Framework

Gerando QR Code com PHP

Cuidados de segurança com o PHP

Criando variáveis dinâmicas em PHP a partir de um formulário

  

Comentários
[1] Comentário enviado por guduffrayer12 em 22/03/2012 - 11:43h

boa 06!

[2] Comentário enviado por maxaka em 04/11/2013 - 13:04h

Bacana ...



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts