Para executar este artifício, tenho uma rede com alguns computadores, somente em um tenho um drive de DVD. A idéia aqui é pegar as informações e colocá-las no PC que não tem o drive, para isso instalei o Samba, abri o arquivo /etc/samba/smb.conf e editei o grupo de trabalho para genova_group, que é o grupo da minha rede, em seguida passei o comando:
# smbd
para que o daemon comece a escutar a rede.
Em seguida instalei o aplicativo smb4k, fiz o download pelo linuxpackages.net, que é um site com pacotes para Slackware, configurei-o, executei-o.
No PC que tem o drive de DVD, compartilhei-o e montei com o smb4k, com este aplicativo nós podemos montar os compartilhamentos como se eles fossem diretórios da nossa árvore de diretórios, assim quando montei o DVD ele passou a ser exibido em:
/home/robersonfox/smb4k/WWW/OLIVER_TWIST/
e não em:
smb://www/OLIVER_TWIST
que seria um caminho não suportado pelo xine, por não saber manusear o protocolo, porém, se você abrir seu xine, verá que ele mostra um monte de arquivos VOB e não pega o índice deles. Para solucionar este problema criei um link simbólico em /dev e informei ao xine para ler este link, desta forma ele imagina que o diretório /home/robersonfox/smb4k/... é o driver de DVD e exibe o filme como tal.
o comando para o link foi:
# cd /dev
# ln -s /home/robersonfox/smb4k/WWW/OLIVER_TWIST/VIDEO_TS/ ./dvd
Lembre-se de usar "su" para se tornar root, e lembre-se também que o link simbólico "dvd" dentro de /dev será substituído. Se você tem um driver DVD faça um backup antes.
Em seguida abri o xine e cliquei no botão DVD, então assisti o filme. ;)
[3] Comentário enviado por john.fernando em 06/09/2006 - 20:17h
Boa noite!
Hehe.. eu faço isso com a máquina do meu irmão.. ele as vezes nem sabe que estou usando... Minha máquina não tem DVD (é sempre o resto da evolução da dele, peguei o gravador de CD dele e dei-lhe um gravador de DVD), quando 'preciso' assistir alguma coisa boto no drive dele e faço o seguinte:
rodo aqui um slackware 10.2 instalação full + vários pacotes, deixei a unidade de DVD compartilhada no RWindows dele (é... roda rwindows), então monto da seguinte forma:
mount -t smbfs //IP_DA_MAQUINA_DELE/NOME_DO_COMPARTILHAMENTO /mnt/dvd -o username=usuarioNoRWindows (após dar [ENTER] ele pede a senha)
depois uso o mplayer para reproduzir direto assim:
mplayer -dvd-device /mnt/dvd dvd://
e beleza, até já ripei DVD assim pela rede pelo menconder, funciona legal.