Dica para usuários iniciantes.
O comando chmod é um comando do
GNU/Linux que permite alterar as permissões de um arquivo ou diretório. Ele é um dos comandos mais importantes e úteis do sistema, pois permite que você controle exatamente quem pode acessar e alterar seus arquivos.
As permissões são divididas em três categorias: proprietário (dono), grupo e outros (os demais usuários). Cada categoria tem três níveis de permissão: leitura (r), gravação (w) e execução (x).
As permissões podem ser definidas usando um sistema de três dígitos octais, onde cada dígito representa um conjunto de permissões.
O primeiro dígito representa as permissões do proprietário do arquivo, o segundo dígito representa as permissões do grupo a que o arquivo pertence e o terceiro dígito representa as permissões para todos os outros usuários.
Cada dígito octal pode ter um valor de 0 a 7, que corresponde aos seguintes conjuntos de permissões:
0 - Nenhuma permissão
1 - Permissão de execução
2 - Permissão de gravação
3 - Permissão de execução e gravação
4 - Permissão de leitura
5 - Permissão de leitura e execução
6 - Permissão de leitura e gravação
7 - Permissão de leitura, gravação e execução
Por exemplo, o valor octal 764 representa as seguintes permissões:
- Proprietário - Permissão de leitura, gravação e execução
- Grupo - Permissão de leitura e execução
- Outros usuários - Permissão de leitura e gravação
Para alterar as permissões de um arquivo ou diretório, use o comando chmod seguido do valor octal desejado e do nome do arquivo ou diretório:
chmod 764 arquivo.txt
Isso irá alterar as permissões do arquivo arquivo.txt para que o proprietário possa ler, escrever e executar o arquivo, o grupo possa apenas ler e executar o arquivo e todos os outros usuários possam apenas ler e escrever o arquivo.
Por exemplo, o comando chmod 777 dará permissões de leitura, gravação e execução para todos os usuários. Já o comando chmod 700 dará permissões de leitura e gravação somente para o proprietário do arquivo.
Existem várias formas de utilizar o comando chmod, mas a mais simples é utilizando os números de permissão acima mencionados. Outra forma de utilizar o comando é utilizando as letras r, w e x em vez dos números.
Por exemplo, o comando chmod u+x arquivo.txt dará permissão de execução somente para o proprietário do arquivo.txt. Já o comando chmod g+w arquivo.txt dará permissão de gravação para todos os usuários do grupo do arquivo.txt.
Você também pode utilizar o comando chmod para remover permissões. Por exemplo, o comando chmod u-x arquivo.txt removerá a permissão de execução do proprietário do arquivo.txt.
Existem várias outras formas de utilizar o comando chmod, mas essas são as mais básicas.
Para mais informações, consulte o manual do comando chmod:
man chmod
Bem legal a dica. Embora eu conheça o comando, favoritei. É prática a Dica.
Aliás, um comentário que eu queria fazer... muitos gostam de usar permissões totais... 777.
Mas é perigoso.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: [i] Sabayon, Gentoo, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva[/i].