A grande vantagem dos modens 3G é que não precisam de drivers para seu funcionamento no Linux, ao contrário dos winmodens que tanta dor de cabeça dão aos usuários que só dispõem deste meio de conexão.
Com os atuais kernels superiores a versão 2.6.18, a detecção/configuração destes dispositivos dá-se automaticamente pelos módulos option e usbcore na inicialização do sistema ou na hora em que o mesmo é espetado na porta usb. Veja abaixo:
USB Serial support registered for GSM modem (1-port) option 6-2.3:1.0: GSM modem (1-port) converter detected
usb 6-2.3: GSM modem (1-port) converter now attached to ttyUSB0 option6-2.3:1.1: GSM modem (1-port) converter detected
usb 6-2.3: GSM modem (1-port) converter now attached to ttyUSB1 usbcore: registered new interface driver option option: v0.7.2:USB Driver for GSM modems
Então fazemos a pergunta:
- Qual o problema???
Basta saber a porta em que o dispositivo foi reconhecido. Para isso use o comando abaixo:
dmesg | grep modem
O resultado vem a seguir (resumido):
USB Serial support registered for GSM modem (1-port)
option 6-2.3:1.0: GSM modem (1-port) converter detected
usb 6-2.3: GSM modem (1-port) converter now attached to ttyUSB0
option 6-2.3:1.1: GSM modem (1-port) converter detected
usb 6-2.3: GSM modem (1-port) converter now attached to ttyUSB1
option: v0.7.2:USB Driver for GSM modems
Ora, ora, prezados colegas. Basta apenas indicar no discador a menor porta das identificadas acima: /dev/ttyUSB0. Se estiverem usando o kppp, para gerenciador de janelas KDE:
Já no gnome-ppp, para o gerenciador Gnome e Gnome-like:
Já no wvdial.conf, para o discador em modo texto wvdial:
Indicando a porta e configurando seu discador corretamente, não há nenhum problema para ter acesso 3G no Linux. O principal trabalho fica por conta do kernel. A você, apenas o "ajuste fino" aqui mostrado.
Um grande abraço a todos e até a próxima diquinha...
;-))
[3] Comentário enviado por dbahiaz em 28/07/2009 - 11:08h
O problema é falta de conhecimento mesmo, eu mesmo não saberia resolver isso sozinho, caso não fosse reconhecido, e possivelmente buscaria ajuda aqui no vol, mais ainda bem que tem cara como vc que compartilha otimas dicas rs, abraço!
[4] Comentário enviado por removido em 29/07/2009 - 09:49h
Faltou incluir o discador mais usado no Ubuntu, o do Network-Manager. No geral, muito boa explanação, incluindo modo gráfico e modo texto para todos os gostos.
Abraço.
[5] Comentário enviado por ricardok2 em 30/07/2009 - 01:37h
No Ubuntu a configuração é muito fácil.
Esses dias eu pluguei meu celular (Nokia E51), e sem querer escolhi o modo PC Suite.
O Ubuntu reconheceu o celular como modem e criou uma conexão GSM sozinho ...
[6] Comentário enviado por MoisanielMoraes em 31/07/2009 - 23:55h
Caros colegas, eu diria que o problema é quando o sistema não configura o modem como nós queremos, que é como modem e às vezes nem mesmo com pendrive ou cdrom. Infelizmente nem sempre as coisas são tão simples assim, dependendo do modem em uso, há-se de recorrer à alguns artificios, como citou o colega Ironmaniaco. Da mesma forma nem sempre no Ubuntu as coisas são tão fáceis, como citou o outro colega. O que quero dizer é, sejamos francos e realistas as coisas nem sempre estão tão "á mão".
[7] Comentário enviado por removido em 02/08/2009 - 13:49h
moisaniel_sousa:
não se trata de "coisas fáceis ou difíceis". O que eu coloquei é que se o kernel cria uma porta virtual automaticamente com os modulos options/usbcore, qualquer dificuldade pode ser suplantada se descobrirmos qual ela é e a utilizarmos nos discdores.
[8] Comentário enviado por darkstarfire em 08/09/2009 - 12:58h
Uso o Kppp para me conectar usando o modem Huawei (vivo zap) e tem funcionado bem, minha irmã já passou aproximadamente 12 hrs conectada nele sem queda de conexão, a única limitação que tenho é que na minha cidade não tem 3G, então fico limitado a velocidades da conexão "2G".