Montar compartilhamentos via Samba (antigo smbmount)
Pessoal,
Tem muita gente se perguntando o que houve com o smbmount no Linux. E agora, como montar compartilhamentos via Samba a partir de um cliente Linux? Na verdade continua tudo muito fácil.
Por que o smbmount sumiu? O smbmount, de fato, era um binário que efetuava a chamada do módulo smbfs para o mount. Tal módulo foi substituído pelo cifs (Common Internet File System), que na verdade trata-se de um protocolo. Muito bem, vamos ao uso. Para montar um compartilhamento via cifs basta digitar:
mount -t cifs -o username=nome_usuário,password=senha //ip_da_maquina/nome_compartilhamento /ponto_de_montagem
Exemplo: Quero montar o compartilhamento chamado de "arquivos" do meu servidor Windows chamado WinServer que tem o ip 192.168.0.50, no diretório /mnt/win do meu Linux, que é meu ponto de montagem. Um usuário com permissão para tal acesso é o "foo" que autentica com a senha "bar":
# mount -t cifs -o username=foo,password=bar //192.168.0.50/arquivos /mnt/win
Observe que via cifs não é possível o uso de nome netbios com ocorria com o smbfs. Por isso você deve usar o endereço IP - a não ser que consiga resolver o ip via dns ou via /etc/hosts.
Outra possibilidade bacana para desktops Linux é a montagem de compartilhamentos na inicialização. Para isso edite o /etc/fstab e insira a linha:
Bem pessoal, essa dica é só o caminho das pedras. Dê uma olhada no "man 5 fstab" e "man 8 mount" para entender bem o funcionamento e fazer ajustes às suas necessidades.
Um salve a todos,
Marcelo Lucas
LPI000123305
marcelo.lucas@computerconsulting.com.br
slackmoon@gmail.com
[2] Comentário enviado por josir em 16/03/2009 - 07:31h
Alguns detalhes a se pensar em um compartilhamento samba:
1) E se a máquina tiver vários usuários: como resolver qual usuário montar ? O ideal é que o mount fique no /etc/profiles ??
2) colocar a senha no fstab ou até mesmo em um script é complicado, concordam ? O ideal é usar o parametro que tem no cifs para pegar o usuário e senha de um arquivo específico.
Enfim, qual seria a utilização ideal do CIFs para uma máquina onde vários usuários podem se logar ?