O comando rm é utilizado para remoção de arquivos ou diretórios.
Para usá-lo é preciso detalhar a pasta ou o arquivo que será removido, exemplo:
rm teste.txt
Nesse comando existem vários parâmetros, a seguir você poderá ver os principais:
-i: apaga após pedir confirmação.
- f ou -force: deleta sem solicitar uma autorização ao usuário.
-r: deleta os arquivos e subdiretórios.
-v: lista quais arquivos foram removidos. Esses parâmetros são escritos após o rm, exemplo:
rm -i arquivo.txt
Existem também outros caracteres, como: ?, *, [] e {}. Eles ajudam no processo de escolha de arquivos. Quando se quer remover um arquivo, mas não sabe um ou mais caracteres dele usa-se o ?, exemplo: rm back??. Isso irá remover todos os arquivos que comecem com back e terminem com dois outros caracteres quaisquer.
Quando se quer filtrar diversos caracteres de uma só vez, sem saber sua quantidade dando assim a possibilidade de acabar excluindo vários outros arquivos com o mesmo trecho indicado usa-se o *, exemplo: rm *.png. Removerá todos os arquivos que terminarem com ".png".
O [ ] serve para filtrar os arquivos dentro de um intervalo de um único caractere. Exemplo: imagine que em um diretório existam 4 arquivos, o "img1.png", "img2.png", "img3.png" e "img4.png". Se digitarmos rm img[3-4], o comando ira apagar os arquivos com nome "img" que tenham 3 e 4 em seus nomes.
O { } em união com o anterior, como um bloco para filtrar o intervalo de vários caracteres. Exemplo: imagine que em um diretório existam 6 arquivos, o "img1.png", "img2.png", "img3.png", "img4.png", "img5.png" e "img6.png". Se digitarmos rm img{[3-4],6}.png, o comando ira apagar os arquivos com nome "img" que tenham 3, 4 e 6 em seus nomes.
Caso queira excluir um diretório vazio, o comando é: