Pular para o conteúdo

PACMAN do Arch Linux

Dica publicada em Linux / Introdução
Paulo Cadamuro Rulesz
Hits: 9.699 Categoria: Linux Subcategoria: Introdução
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

PACMAN do Arch Linux

O pacman é o melhor gerenciador de pacotes para GNU/Linux que eu já usei.

Ele não "quebra", tem um ótimo gerenciamento de dependências e permite ter sempre um sistema atualizado.

Vou tentar mostrar os fundamentos do PACMAN nessa dica. Não vou muito a fundo, caso queira mais informações, digite o comando: man pacman

# pacman -S

É o comando mais usado do PACMAN, permite sincronizar com os repositórios e baixar pacotes, S de Sync. Exemplo:

# pacman -S gedit  # Instala o pacote Gedit


# pacman -Ss

Pesquisa - Exemplo:

# pacman -Ss gedit   # Pesquisa todos os pacotes que contenham Gedit no nome


# pacman -Sy

O PACMAN não busca os aplicativos da Internet como o apt-get, ele busca em uma lista local. O comando pacman -Sy baixa uma lista de pacotes dos repositórios.


# pacman -Su

Faz upgrade dos pacotes já instalados. Geralmente é utilizado pacman -Syu para fazer um upgrade geral do sistema.


# pacman -S --arch

Permite instalar um pacote para outra arquitetura. Exemplo:

# pacman -S gedit --arch x86   # Instala o Gedit para 32 bits


# pacman -R

Remove pacotes - Exemplo:

# pacman -R gedit   # Remove o pacote Gedit


# pacman -V

Mostra a versão instalada do PACMAN.

Nenhuma dica encontrada.

Instalando kernel 2.6.38.4 no Slackware 13.37

Como tocar rádio online com Firefox no BRLix

Live CDs, uma boa sugestão para os iniciantes

Configuração da autenticação LDAP no Ubuntu 10.04 LTS

Tunelamento usando SSH

#1 Comentário enviado por px em 30/09/2013 - 17:47h
correção, é o melhor gerenciador de pacotes que já USAMOS!!! hehehe apt-get e yum não chegam perto dessa belezinha!!
#2 Comentário enviado por removido em 01/10/2013 - 12:12h

[1] Comentário enviado por px em 30/09/2013 - 17:47h:

correção, é o melhor gerenciador de pacotes que já USAMOS!!! hehehe apt-get e yum não chegam perto dessa belezinha!!


Tenho que admitir, tem toda razão.

O ZYPPER é outro tão bom quanto o PACMAN, é que os usuários do openSUSE sãos e sua divulgação é menor ainda.
#3 Comentário enviado por removido em 07/02/2014 - 12:20h
Ótima dica. Contribuições: A Arch Wiki recomenda a não utilização do comando "pacman -Sy", pois este atualiza a lista de pacotes sem atualizar ao mesmo tempo o sistema. E para eliminar um pacote junto com suas dependências que não sejam usadas por nenhum outro pacote instalado, basta "pacman -Rs nome_do_pacote".
#4 Comentário enviado por lsantanac em 27/02/2015 - 16:14h

# pacman -Sy

O PACMAN não busca os aplicativos da Internet como o apt-get, ele busca em uma lista local. O comando pacman -Sy baixa uma lista de pacotes dos repositórios.


Acredito que todos os gerenciadores de pacotes façam isso, busquem em arquivos locais, não é exclusividade do pacman. O Apt também faz.
Tirando essa parte, foi uma boa introdução ao pacman.
Parabéns.

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.