Depois de muitas instalações e desinstalações em vários tipos de computadores, sem esquecer os testes e frustrações, resolvi criar uma dica para quem quer ter uma máquina rodando
Linux sem problemas com hardware não suportado pelo "pinguim".
Esta é minha primeira dica no VOL, tentarei ser o mais conciso e específico em minhas abordagens.
Trabalho na área técnica em informática e costumo me gabar do poder do pinguim quando as pessoas reclamam dos inúmeros vírus e variantes que bombardeiam seus PCs. No entanto, notei que um grande problema atualmente é que muitos usuários não conseguem usufruir bem o Linux em seus computadores por não terem um hardware adequado.
Escrevo esta dica para ajudar usuários Windows que tem a intenção de migrar para o Linux.
O que pensar na hora de comprar o hardware
Muitas pessoas compram seus hardwares a esmo, sem preocuparem-se com qualidade ou suporte de sistema, simplesmente escolhem ou a mais barata ou a mais bonita.
Esse pode ser o maior erro de alguém que vai instalar um software (seja ele qual for). É preciso, em primeiro lugar, verificar se o hardware é suportado pelo sistema ou software que você deseja usar, para depois não estar frustrado achando que o hardware está danificado ou com mau funcionamento, ou mesmo, culpar o sistema operacional (caso comum, quando estamos falando do Linux).
Muitos problemas podem aparecer se estamos rodando uma máquina com hardware não suportado, tais como:
- Instabilidade
- Perda de desempenho
- Travamentos
- Não carregamento do ambiente gráfico etc.
Resumindo, o que se deve pensar na hora de obter equipamento para rodar Linux é se este será suportado apropriadamente pelo sistema, se os drivers para o equipamento são de código livre (open source) ou proprietários. No caso de ser um hardware com driver proprietário, deve-se ter certeza se já existe versão para o Linux, caso não exista e você compre, pode ter certeza que ao tentar usar você vai arranjar uma grande dor de cabeça...
Descobrindo se o hardware é suportado
Uma ótima maneira de saber se o hardware que você vai comprar é suportado pelo Linux é pesquisando na rede.
Você pode pesquisar o chipset do seu hardware (placa de vídeo, modem, controlador midi etc) e conferir no
Hardware-HowTo para saber se é suportado nativamente pelo Linux, se existe algum driver em versão beta etc.
Deixo aqui um link para o
Hardware How To.
Opte sempre que possível por um hardware suportado nativamente, mesmo que sejam mais caros, pois eles trabalham integrados com o kernel e ajudam na confiabilidade e estabilidade, além de ter grande ganho na performance total do computador.
Conclusão
Nunca se deve julgar um livro pela capa. Por isso, nunca compre equipamentos pela sua beleza exterior; compare, pesquise seu chipset, confira se ele será suportado no seu sistema.
Isso lhe ajudará a evitar muitas frustrações (algo que aprendi a duras penas).
Sem mais, desejo felicidades e deixo meus cumprimentos a quem, assim como eu, tem a coragem de testar novas possibilidades e migrar para o maravilhoso pinguim.