Resolvendo problemas com a pasta "Área de Trabalho"
No Ubuntu, Fedora e talvez em outras distros Linux que suportam o nosso português (pt_BR), a tradicional pasta "Desktop" foi renomeada para "Área de Trabalho" e, como os iniciados sabem, ela precisa ser acessada pelo terminal com o uso de barras invertidas ("\") para designar os espaços, ou seja:
cd Área\ de\ Trabalho/
Os iniciantes muitas vezes esquecem ou não sabem disso, sem falar que eles podem vir a executar scripts que ainda usam a designação tradicional para essa pasta, ou seja, "Desktop".
A solução para isso é criar um link simbólico de "Área de Trabalho" para "Desktop", preservando a compatibilidade da tradução e criando compatibilidade com a "tradição".
Para tanto, basta usar o comando:
ln -s Área\ de\ Trabalho/ Desktop
Ou, pelo modo gráfico, clique direito do mouse sobre "Área de Trabalho", opção "criar link" e será criada a pasta "link para Área de Trabalho" que deve ser selecionada e renomeada para "Desktop" ("F2" abre a opção renomear).
A dica é simples, mas deve ajudar os novatos (e também os iniciados, pois os últimos ao menos vão economizar na digitação).
[2] Comentário enviado por punxhc em 01/01/2012 - 15:21h
Amigo,
Posso estar falando besteira, mas pode-se renomear a pasta Área de Trabalho para Desktop, não? Como o SO trabalha internamente utilizando a nomenclatura "Desktop", acredito que não haveria problema algum.
[3] Comentário enviado por pinduvoz em 01/01/2012 - 18:44h
Ao tempo em que a dica foi postada a ausência da pasta "desktop" causava problemas. Hoje, não causa mais (eu, pelo menso, não tenho notado problemas usando sem o atalho ou link).
No mais, acho que renomear "área de trabalho" para "desktop" deve causar problemas atualmente, pois os erros que a "localização" dessa pasta causava em 2009 possivelmente retornariam. Já manter o nome "localizado" (leia-se "traduzido") e um atalho "desktop" não causa problemas, pois são "dois caminhos" para o mesmo "lugar".