Se você tem um celular e computador com Bluetooth, pode querer usar o celular como um controle remoto do seu computador.
Há algum tempo, pesquisei sobre o assunto e encontrei o aplicativo ideal:
anyRemote!
Olha que estava disposto a instalar uma solução similar no Windows 7, mas não encontrei um programa gratuito tão bom quanto o anyRemote, o qual não tem versão para Windows até o momento.
Bom, o anyRemote é um
daemon (aplicativo que roda em segundo plano) e necessita de uma interface gráfica para ser usado no computador.
Eu recomendo o
gAnyRemote, o qual já usei no
KDE e também no
Unity e o resultado foi excelente.
Para alívio dos usuários do
Ubuntu, Debian, Mandriva e
Linux Mint, o programa está disponível nos repositórios oficiais e pode ser instalado através do pacote
ganyremote.
Abaixo, segue instruções para outras distribuições do
GNU/Linux:
Arch Linux: os pacotes
anyremote e
ganyremote podem ser obtidos no
AUR.
Fedora, Red Hat, CentOS e
openSUSE:
Mais informações sobre como baixar e instalar:
Mas, não basta apenas rodar o gAnyRemote, o celular deve possuir também o aplicativo cliente. Existem aplicativos clientes para celulares rodando Java e para celulares rodando
Android.
Ao iniciar o gAnyRemote, ele irá questionar se você deseja baixar o cliente Java. Se optar por sim, será baixado o cliente para ser usado em celulares que rodam sistemas feitos em Java.
O cliente para Android e também o cliente Java, que você deve instalar no celular, estão disponíveis para download no link:
Depois de instalados, tanto no celular quanto no computador, é necessário parear por Bluetooth. Para tanto, use as ferramentas da sua distribuição GNU/Linux para parear o computador e o celular. Somente com os dispositivos pareados, é que será possível controlar o computador pelo celular.
Os aplicativos disponíveis para serem controlados dependem do que está instalado no seu computador. Em meus testes, foi possível controlar o ponteiro do mouse, abrir arquivos de imagem, abrir arquivos de vídeo, controlar volume de mídia, reproduzir/parar mídia em vários aplicativos (
Totem, MPlayer, VLC, Clementine, Amarok, XBMC, digiKam, Gwenview, Eye of GNOME).
O site do anyRemote também informa que é possível conectar-se por rede sem fio, mas não testei esta possibilidade.
No Ubuntu, para ter sempre a versão mais recente e receber as atualizações automaticamente, adicione o novo canal de software:
Screenshot:
Dica também publicada em: