Algo que confunde muitas pessoas que iniciam na programação orientada a objeto é a famosa e não tão
usada interface, mas afinal para que serve a interface?
Vamos pensar na interface como um complemento que uma determinada classe deve conter para ela existir
e fazer sentido em determinado contexto.
Vamos pensar numa interface chamada AeroNave.
//Exemplo em Java
public interface AeroName{
public void decolar();
public void aterrisar();
public void inicarMotor();
public void desligaMotor();
}
Uma interface não tem métodos prontos como pode ser visto acima, a mesma conta normalmente apenas
com assinaturas de métodos, devendo este métodos serem implementados pelas classes que
implementarem esta interface.
Esta interface conta com várias assinaturas de métodos que deverão ser implementados pelas classes que
vierem a implementar esta interface.
A interface AeroNave é implementada para classes Aviao, Helicoptero, AeroPlano e Foguete. Vale salientar
que todas essas classes devem ter métodos da interface AeroNave, cabendo a cada um implementar tais
métodos. A maneira como implementa-se o método decolar na classe Aviao não é a mesma que
implementamos a classe Helicoptero e nem na Foguete.
Por fim interface nada mais que uma espécie de contrato de regras (classes) que uma classes deve seguir.
[2] Comentário enviado por pdpbom em 19/03/2012 - 15:37h
@azaiats, cara vc está se confundindo, interface é uma assinatura de classe não tem implementação nela ela apenas declar os metodos. O extends (herança) é a extenção da classe
ela eh uma classe normal, soh q quem extende ela tem os metodos dela herdado :)
Caso eu esteja errado favor me corrigir...
Abraços