Problemas na Inicialização do Ubuntu: "Entrada não suportada"

Publicado por Juliao Junior em 05/09/2011

[ Hits: 19.202 ]

 


Problemas na Inicialização do Ubuntu: "Entrada não suportada"



No primeiro boot após a instalação do Ubuntu 11.04, apareceu no monitor do meu computador recém montado a mensagem "Input Not Supported". Depois de um tempo apareceu "Entrada não suportada", só mudou o idioma mas o problema era o mesmo.

Após pesquisar na internet intensamente, encontrei uma resposta no mínimo inusitada.

Há vários motivos para esse problema, mas um dos principais é um problema de configuração na placa de vídeo na seção de resolução do monitor. Então, o primeiro passo que você deve fazer, se estiver com esse problema, é usar um live-CD e configurar a resolução no arquivo "xorg.conf".

Não mostrarei aqui como fazer, pois há uma infinidade de tutorias disponíveis sobre isso. Mas mesmo depois de fazer a configuração, meu problema persistiu.

Então encontrei o segundo motivo para esse problema.

Não sei se é só com essa marca, mas encontrei vários usuários com o mesmo problema quando instalam Linux em computadores com placas de vídeo na nvidia. Então o segundo passo é instalar o drivers e afins para configuração da sua placa.

Também é fácil de encontrar na internet, basta pesquisar usando o tipo de placa gráfica que você possui. No meu caso, mesmo fazendo isso ainda obtinha a mensagem "Entrada não suportada".

Daí, o que fazer?

Bom, percebi que o problema só aparecia quando instalávamos o Linux. Após fazer isso, nem o Windows aparecia, já que a tela do Grub não surgia. Então clareou a situação: o problema está 'no Grub'.

Pesquisei novamente, e ainda não sei o porquê, mas há um problema de comunicação entre o Grub e essas placas da nvidia. E a solução é mais estranha ainda. Tudo está lá rodando, só não aparece no vídeo.

Então, se os dois passos anteriores não resolveram no seu caso, talvez você só precise, teclar ENTER! Foi o que eu fiz. Isso funciona por um motivo simples: a tela do Grub está lá, você apenas não consegue vê-lo.

Incrível isso, mas é verdade. Após configurar tudo que pude usando os dois passos anteriores que falei, ainda aparecia a mensagem "Entrada não suportada". Então teclei ENTER, e meu Ubuntu apareceu na tela. Daí, configurei tudo novamente de dentro do ambiente gráfico. "E os problemas se acabaram". :)

É isso, pessoal. Eu já estava há um bom tempo sem publicar nada, mas a vida está corrida demais. Tempo livre virá, e com ele mais artigos e dicas. Até a próxima.

Outras dicas deste autor

Download Them All - Gerenciador de downloads para Firefox

Converter documentos PDF para imagems JPEG

Usando a função smooth em Processing

Referências bibliográficas em TeX

Copiando Linux para outro HD

Leitura recomendada

Gerador do arquivo sources.list para Ubuntu

Alta Disponibilidade

Pepper Flash no Slackware

Instalando dispositivo USB no Ubuntu (Linksys WUSB54GC)

Ativar e colocar os ambientes gráficos na tela de login - Para iniciantes

  

Comentários
[1] Comentário enviado por auridian em 05/09/2011 - 18:14h

Olá, sou iniciante no linux, atualmente uso o OpenSuse 11.3; tempos atrás tentei instalar outras distribuições e deu exatamente esse problema relatado por você. Gostaria de experimentar o Debian e o Ubuntu. Assim que vi o título deste post em meu leitor feeds, vim correndo para o site, mas a sua dica não ajudou muito. Poderia deixar mais claro o que você fez?

Quando segui os tutoriais que encontrei na net (quando estava tentando resolver o problema no Ubuntu), havia conseguido retirar o "Entrada não suportada"; porém, a resolução da minha tela caiu drásticamente. Mas esse problema não aconteceu com o Fedora 13, e nem com o OpenSuse que estou utilizando (por isso estou com receio de atualiza-lo).

Abraço

[2] Comentário enviado por juliaojunior em 05/09/2011 - 23:40h

auridian,

também não entendi bem tua situação. Neste momento, vc está com alguma distribuição instalada? Qual é?

[3] Comentário enviado por auridian em 06/09/2011 - 22:44h

Olá juliaohunior,
Uso o OpenSuse 11.3 sem problemas com a resolução. Apenas ele e o Fedora (na qual testei o 13) funcionaram com a resolução compatível com meu monitor AOC 16:9; outras distribuições apresentaram o problema relatado.

No Ubuntu cheguei até a conseguir tirar a mensagem ao acrescentar umas linhas em algum documento (essa solução encontrei em algum fórum de Ubuntu), mas a resolução caiu para 800x600, como se eu utilizasse um netbook.

A circuntância da resolução cair para 800x600 também já vinha acontecendo no meu Windows, antes deu experimentar Linux. Ao fazer a formatação, alguns drivers sumiram como o de áudio e de vídeo VGA, e me deram o maior trabalho para encontrá-los. E ao instalar o de vídeo VGA, minha resolução ficou toscamente dessa forma no Windows.

Como não queria ficar tratando com aquela resolução no meu monitor, e não tava conseguindo aproveitar toda a tela, deixei o Windows quieto e procurei o Linux. O drive da placa de VGA era praticamente exigido até para rodar emuladores do N64, atualmente uso o Windows apenas para jogos.

Para mais detalhes meu computador é um Duo Core, com a placa mãe da Gigabyte, e o drive de vídeo é GA-VM800PMC.

Agora lendo uma segunda vez meu post anterior, tomara que eu não tenha dado a impressão de ter sido grosso com o autor do artigo. De qualquer forma foi mal.

[4] Comentário enviado por juliaojunior em 07/09/2011 - 10:46h

tranquilo rapaz.
Minha dica teve o objetivo de mostrar que, mesmo sem parecer funcionar, os tutoriais encontrados na net (e são muitos) funcionam. O que ocorre é que o grub tem problemas com algumas placas, aí ele meio que 'trava'. Mas ainda está funcionando, embora você não consiga ver.

[5] Comentário enviado por williampigmeu em 02/05/2012 - 21:59h

Eu preciso de ajuda, instalei o Ubuntu 12.04 em Dual-Boot com o Windows 7 Ultimate, e na hora do boot, o monitor mostra "Entrada nao suportada.", o que eu tenho que fazer? Se eu espero ou aperto ENTER ele abre o MemTest, obrigado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts