Pular para o conteúdo

Livros gratuitos sobre Linux

Dica publicada em Linux / Miscelânea
Pedro Ferrarezi ferrarezux
Hits: 33.327 Categoria: Linux Subcategoria: Miscelânea
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Livros gratuitos sobre Linux

Um acervo de domínio público, que contém materiais sobre Linux e assuntos afins.

Gostaria de deixar uma dica sobre material para estudo e pesquisa que poucos conhecem, o site www.dominiopublico.gov.br, que é desenvolvido com Software Livre e promove o mesmo.

Ali, é possível encontrar:
  • 29 títulos sobre Linux
  • 2 sobre C/C++
  • 15 sobre Java
  • 962 sobre redes
  • 1 sobre firewall
  • 1 sobre proxy
  • 5 sobre moodle
  • 38 sobre banco de dados
  • 149 sobre Internet

E isso, só para citar apenas alguns dos materiais disponíveis. Algumas obras estão em inglês.

E para finalizar, um pouco sobre o acervo:
" O 'Portal Domínio Público', lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Adicionalmente, o 'Portal Domínio Público', ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos. "

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br - Missão

Debian/Ubuntu - Conectando banco MySQL via rede com Java

Sublime Text Editor 2 - Instalando e integrando no Ubuntu 12.04

Backup poderoso e automatizado combinando 7-Zip + head + cron

Montando um servidor de remote desktop com NX Server

Cálculo do desvio padrão no LibreOffice

Dividir tela como no Windows

Verificando se há mensagens em sua caixa postal Yahoo

Convertendo outros formatos de áudio para MP3 no Mandriva One e superior

Galeria XUBUNTU (screenshots)

Hot Dog Linux - interface gráfica que imita o Windows 3.1, Mac OS clássico e Amiga

#1 Comentário enviado por Igordrk em 26/04/2012 - 11:04h
Muito boa dica vale apena conferir!
#2 Comentário enviado por ismael_farias em 26/04/2012 - 17:56h
Excelente dica, parabéns... Já estou conferindo o material do portal.
#3 Comentário enviado por removido em 26/04/2012 - 22:07h
Não sabia que haviam livros de TI por lá.

Ótimo saber. Valeu!
#4 Comentário enviado por FernandoBasso em 28/04/2012 - 17:50h
Muito legal divulgar esse tipo de coisa. Muito legal. Obrigado.

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.