Pular para o conteúdo

Conectando Linux com celulares através de Bluetooth

Dica publicada em Linux / Avançado
Fábio Berbert de Paula fabio
Hits: 13.314 Categoria: Linux Subcategoria: Avançado
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Conectando Linux com celulares através de Bluetooth

Tempos atrás adquiri um Nokia 3650 para fazer umas experiências com a tecnologia J2ME, pois queria aprender a programar nesse bagulho e para isso precisava testar meus "Olá, mundo!" em algum celular com suporte a aplicativos Java.

Daí surgiu um problema, como transferir arquivos entre o celular e o computador, visto que o primeiro não tinha vindo com cabo de dados para conexão com o micro. Procurei em algumas lojas especializadas e não obtive sucesso, foi então que encontrei um tal adaptador Bluetooth. Como este celular possui suporte a essa tecnologia, resolvi arriscar.

A primeira tarefa foi fazer meu Debian reconhecer o adaptador, para tal utilizei o pacote bluez-utils, que pode ser encontrado no site:
Em seguida precisava de uma interface que me permitisse trocar arquivos entre o celular e o computador, para isso usei o pacote Gnome-Bluetooth:
Bom, como levei um certo tempo pra compilar as informações e resumí-las nesses dois sites, fica aí a dica.


Trocando arquivos com o celular

E para quem não sabe o que é Bluetooth:
[]'s,
Fábio

Escolhendo quais colunas exibir no comando top

Criando aplicativos multiplataforma (Android, iOS, Windows) com Python + Kivy

Limitando o alcance do SED por números de linha

Docker - remover imagens não utilizadas (limpeza)

Agendando tarefas no cron com horário aleatório

Atualizar o Debian ETCH (4.0) para o LENNY (5.0)

Multicast em redes Bridge com OpenVPN

Abrindo outra sessão gráfica no Linux

Customizando o SystemRescueCD Linux

Instalando o LAMP no Sabayon

#1 Comentário enviado por streetlinux em 26/04/2005 - 00:59h
Boa dica eim Fabio!

Abraços!
#2 Comentário enviado por birilo em 26/04/2005 - 08:50h
poxa fabio... te falei a qto tempo eu tava atrás disso....

Chegando em casa vou testar de novo esse trem pra ver se da certo...

Se der, num preciso + entrar no windows pra brincar de J2ME e posso devolver o cabo pra minha manorada... rs rs rs rs
#3 Comentário enviado por birilo em 26/04/2005 - 16:40h
É...

Torrei meu cérebro à toa... rs rs rs

Bom, uma opção pro gnome-bluetooth é o kde-bluetooth...
Conseguir conectar sussegadinho com um Motorola V600...
#4 Comentário enviado por mingal em 15/02/2006 - 16:57h
meu eu ñ to conceguindo direito instalar essa fita + dá um salve ai como q eu tenho q fazer passo a passo firmeza !
manda pro meu e-mail fazeno favor
aranha123_27@hotmail.com
#5 Comentário enviado por andreuebe em 16/02/2006 - 10:21h
Conseguir fazer meu Palm Tugsten E2 enxergar o PC e vice-versa.

O problema é que quando tento sicronizar, o Palm da um Erro Serial dizendo que a porta já está sendo utilizada por outro dispositivo ?!?

Alguma dica?

Um abraço

Andre Uebe
#6 Comentário enviado por phroid em 01/05/2006 - 20:17h
Olá, alguem possui esse gnome-bluetooth empacotado pro Debian (.deb) se alguem tiver, pode me mandar por e-mail o arquivo ou o link??? Pois eu jah procurei em vários sites e todos me levam a um site q está fora do ar. =(

Vlw,
Artur. arturgontijo@gmail.com

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.