Windows montando partições Linux

Publicado por Carlos Eduardo de Andrade em 08/02/2008

[ Hits: 12.351 ]

 


Windows montando partições Linux



Muitas vezes, queremos particionar nosso disco de maneira que os dados pessoais fiquem em partições separadas das informações do sistema. Em um sistema com apenas Linux, geralmente colocamos o /home em uma partição separada. No Windows, fazemos a mesma coisa, em geral, redirecionando o caminho da pasta "Meus documentos".

Mas, e se por ventura queremos compartilhar o partição de dados, ou seja, "/home" e a partição de dados do Windows seja a mesma? Por exemplo, montamos um particionamento como:

Partição 1 - Sistema Windows
Partição 2 - Sistema Linux
Partição 3 - Swap
Partição 4 - Dados

Sabemos que o Linux tem um bom suporte para partições FAT e NTFS, mas é complicado montar o /home em uma dessas partições. No FAT não é possível (no NTFS não sei, mas acredito que não seja uma boa idéia :-). O jeito é montar a partição /home no Windows então.

Se você usar EXT2/3, então a solução é usar "Ext2 Installable File System For Windows". O site é
Este programa permite que montemos partições Ext2/3 no Windows. Após instalado, basta ir até o Painel de Controle e escolher a partição e letra da unidade a ser montada.

Recomendo a leitura do FAQ para maiores informações.



Dicas de utilização

  • Cuidado com hibernação: se você está com o Windows hibernando, ao iniciar o Linux você terá erros no sistema de arquivos. Acredito que quando você hiberna o sistema, ele não desmonta o sistema de arquivos, o que pode corrompê-lo.
  • Permissões são inexistentes: permissões não são visíveis para partições ext2 montadas no Windows. Portanto, cuidado com seus dados e como/quem acessa a partição montada.

Outras dicas deste autor

Bloqueando objetos Flash de páginas

Fazendo backup ou cópia somente dos arquivos alterados no último dia

Leitura recomendada

Troubleshooting em NTFS-3G

Uma "lixeira" para o Linux

Permissões octais

Instalando o XFE - Resolvendo os problemas mais comuns

Ativando o atalho Shift+Del no Dolphin

  

Comentários
[1] Comentário enviado por hugoeustaquio em 08/02/2008 - 09:50h

O linux suporta FAT muito bem sim. É possível até colocar a raiz do sistema em um fat. Não aconselho a utilizar partições FAT porque têm uma defasagem tecnológica de uns 20 anos.

[2] Comentário enviado por an_drade em 08/02/2008 - 10:44h

O problema não é o suporte a FAT, porque isso é mais que batido. O problema, pelo menos até onde sei, é que o FAT não permite listas de controle de acesso, ou seja, montar um /home, onde os usuários colocam seus arquivos, geralmente protegidos, não é uma boa idéia. Isso mina a segurança do sistema (linux), como um todo. Obviamente, montar uma partição ext2/3 no Windows também é uma falha de segurança...

[3] Comentário enviado por douglascrp em 08/02/2008 - 12:11h

Já é possível acessar e manipular arquivos em sistemas NTFS através do Linux sim, e com muita segurança. Eu mesmo já fiz isso em várias máquinas que estão funcionando a bastante tempo sem nunca ter apresentado problema algum.
Para saber como eu fiz isso, acessem o meu blog em http://douglascrp.blogspot.com/2007/09/acessando-parties-ntfs-no-slackware-com.html

É isso aí...

abraços

[4] Comentário enviado por marcosmiras em 13/02/2008 - 14:00h

O Douglas tem razão, e pra quem usa o Ubuntu em dual boot fica muito simples...

[5] Comentário enviado por an_drade em 13/03/2008 - 10:35h

A questão é, se podemos montar a partição /home em um sistema NTFS.

[6] Comentário enviado por sandromt em 02/08/2008 - 16:28h

Valeu, funcionou blz!!!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts