Debian Plasma 6.2.4

KDE Debian Plasma 6.2.4

Sim, o Debian Sid é irresistível!

[ 1.207 hits ]

Publicado em: 14/01/2025

Enviado por Gustavo Valério




  

Comentários
[1] Comentário enviado por Delusion em 15/01/2025 - 17:21h

kkkk
eu sabia que tu voltarias. Debian é uma maldição! Se usou o suficiente pra entender como funciona, tu anda por 200 distros e volta pra debian de novo.
um dia ainda vou ser tão corajoso como tu e usar o plasma no debian sid também...

[2] Comentário enviado por GustavoValerio em 19/01/2025 - 16:31h


[1] Comentário enviado por Delusion em 15/01/2025 - 17:21h

kkkk
eu sabia que tu voltarias. Debian é uma maldição! Se usou o suficiente pra entender como funciona, tu anda por 200 distros e volta pra debian de novo.
um dia ainda vou ser tão corajoso como tu e usar o plasma no debian sid também...


É que gosto muito do Debian, kkkkk
Void é excelente, estável o suficiente, RR...

O problema mesmo é que, como falaste, acostumei-me com a solidez do projeto Debian...
Também, após anos de uso, aprendi artimanhas suficientes para evitar a maioria dos problemas no Sid, a ponto de usá-lo como driver diário por anos consecutivos sem ficar um dia sequer sem sistema...

E, do meu ponto de vista, saber essas artimanhas em qualquer sistema te dá uma vantagem enorme ao usá-lo, que não obténs ou perdes quando troca por outro totalmente distinto.
Certo que, ao trocar, ganha-se novos conhecimentos e aprendizados que, doutro modo, raramente se obteriam...

Apesar de que conhecimento nunca é demais, nem sempre obter certos conhecimentos se converte, de fato, em algo útil...

Mesmo assim, mantive o Void como distro secundária e mantenho uma boa frequência de uso, embora o Debian tenha retornado ao palco principal.

Tem sido relativamente simples e tranquilo usar o Plasma no Sid, desde que seja configurado o apt-pinning para o testing e experimental, raramente quebra a ponto de não iniciar...

Vez ou outra, após um upgrade, pode ocorrer de um software quebrar, mas nada que não possa ser resolvido não realizando o upgrade ou simplesmente corrigindo as dependências necessárias...

Ou, doutro modo, apenas obtendo o appimage do sofware quebrado, quando é possível.

[3] Comentário enviado por pinduvoz em 18/02/2025 - 00:09h

Gostava do testing, que utilizei anos como distro principal. O sid eu usava com uma distro chamada APTOSID (ainda existe? penso que não). Eles mantinham um esquema que amansava um pouco o sid, que raramente quebrava.

[4] Comentário enviado por pinduvoz em 18/02/2025 - 00:11h

https://distrowatch.com/table.php?distribution=aptosid

Não existe mais. Uma pena.

[5] Comentário enviado por Delusion em 18/02/2025 - 09:07h

Pinduvoz;
Nesse perfil, talvez você goste do Siduction.
Usei Testing+unstable por uns 3 anos, e posso dizer que tive muito mais problema om Manjaro e Fedora.
Agora estou com uma instalação do unstable puro, kdeplasma pela primeira vez fora do stable; até agora, tudo que eu uso está funcionando. Notei uma única coisa que me chateava mas já resolvi: o efeito "deslizar", quando muda de área de trabalho, dá uma engasgada. Desabilitei esse efeito e está veloz e bonito esse plasma6.
As pessoas pensam que só porque não é a versão stable, vai ser quebradeira o tempo inteiro, mas a minha percepção é que o projeto Debian é deveras conservador, mesmo na unstable, as coisas não quebram assim do nada, as atualizações não são tão frenéticas quanto no Arch, muitos pacotes que já estão disponíveis no fedora ou Arch demoram a chegar no unstable. Acredito que o experimental é realmente onde as quebras acontecem, pois, para uma versão de desenvolvimento, acho a testing muito tranquila e agora também a unstable parece. Vendo a relação do que atualizo, maioria são libs, claro que não é indicada para qualquer tipo de user, mas para quem gosta de debian, como eu, mesmo não sendo da área TI, vale a pena sim. Indo e vindo por outras distros, chegeui à conclusão de que debian é a minha distro. Moro ao lado de um dos espelhos (UFPR) então a velocidade aqui dá gosto usar o apt.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts