[4] Comentário enviado por fagnercv em 13/03/2014 - 08:26h:
[3] Comentário enviado por pylm em 12/03/2014 - 23:56h:
Eu tinha uma iso do Pear, ainda tem o download dele?
Acho que o projeto foi descontinuado. São vários os boatos: a apple poderia ter pressionado judicialmente o mantenedor outros dizem que ele será integrado ao projeto Elementay OS e etc... (http://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Desktop/Fim-do-Pear-OS)
Essa .ISO eu encontrei via torrent de terceiros.
A verdade é uma só: com o fim do Gnome-Classic anunciado pelos desenvolvedores do Gnome, o PearOS não teria mais razão para existir pois ele é apenas o Gnome Classic alguns aplicativos de terceiros (Gala, Plank, Slingscold), Global-menu e um tema bonitinho. Havia uma solução: fazer um fork do Gnome-classic, mas para isto era necessário entender de programação. Para quem mal sabe fazer um shell-script, seria uma tarefa impossível.
O responsável pelo PearOS conseguiu uma saída de mestre para encerrar o PearOS: disse que uma empresa comprou a remasterização do Ubuntu. Mas, qual empresa teria interesse em adquirir uma distribuição cujas características que o diferencia das demais são o tema da área de trabalho e as personalizações realizadas no Gnome-classic? Se isto realmente aconteceu, a empresa que o fez deveria ganhar o troféu "Jegue do Ano".
É bem fácil replicar a área de trabalho do PearOS no Ubuntu 12.04, passo a passo:
1. Instalar o Gnome-classic.
2. Baixar um tema de ícones similar ao existente no MacOS X no Gnome-look.
3. Baixar um tema GTK similar ao tema dos widgets do MacOS X no Gnome-look.
4. Instalar o Slingscold.
5. Instalar o Gala.
6. Instalar o Global-menu.
7. Instalar o Plank.
8. Configurar apenas um painel do Gnome-classic, o painel superior para ter a seguinte disposição: atalho para o Slingscold, global-menu, miniaplicativos-indicadores.
9. Criar um arquivo de sessão do Gnome personalizado em /usr/share/gnome-session/sessions que troca o gerenciador de janelas pelo Gala e faz executar o Plank.
10. Criar um arquivo de sessão personalizada em /usr/share/xsessions que chama a sessão do Gnome que anteriormente foi criada.
11. Fazer logoff e entrar na nova sessão PearOS-like.
Vejam só: a maioria dos usuários de Linux desconhecem estes recursos que foram aplicados pelo refisefuqueiro que criou o PearOS.
Agora podem parar com os elogios, já que revelei a vocês o passo a passo para criar o vosso próprio PearOS.