Braco Robotico em OpenGL
Publicado por Michael 25/12/2005 (última atualização em 13/09/2022)
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Download bracoFix.c (versão 2)
Este programa mostra como é utilizado matrizes no meio da computação grafica. É tulizado linguagem C com funções em Opengl, ele foi compilado no Dev C++ mais roda perfeitamente no ambiente Linux, basta fazer as configurações certa
Boa Sorte
Versão 2 - Enviado por Samuel Leonardo em 12/09/2022
Changelog: Bug fix:
Para compilar:
1-instale o opengl:
sudo apt install freeglut3-dev libgl1-mesa-dev libglu1-mesa-dev build-essential
2-compilando
2.1-salve o bracoFix.c numa pasta
2.2-abra um terminal na pasta do bracoFix.c
2.3-execute o comando:
gcc -o bracoFix bracoFix.c -lGL -lGLU -lglut
3-executando
Apenas rode o comando:
./bracoFix
/*Programa usado para estudar matriz em meio 3D Desenvolvido por : Michael D. Borges */ //#include <glut.h> #include <gl/glut.h> //Declaração de variáveis float ang0=0, ang1=0 , ang2=0 ,vy=-1, ty=1; // Objecto Quadric (gluCilinder, gluDisk) GLUquadricObj *planet; void Desenha(void) { glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); glColor3f(0.0,0.0,1.0); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(-12,-2); glVertex2f(-12,0); glVertex2f(12,0); glVertex2f(12,-2); glEnd(); glPushMatrix(); glRotatef(ang0, 0.0, 0.0, 1.0); glColor3f(1.0,1.0,0.0); gluDisk(planet, 0, 2, 16, 1); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(0,-0.5); glVertex2f(0,0.5); glVertex2f(6,0.5); glVertex2f(6,-0.5); glEnd(); glPushMatrix(); glTranslatef(6.0, 0.0, 0.0); glRotatef(ang1, 0.0, 0.0, 1.0); glColor3f(1.0,0.0,0.0); gluDisk(planet, 0, 0.8, 16, 1); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(0,-0.3); glVertex2f(0,0.3); glVertex2f(3,0.3); glVertex2f(3,-0.3); glEnd(); glPushMatrix(); glTranslatef(3.0, 0.0, 0.0); glRotatef(ang2, 0.0, 0.0, 1.0); glColor3f(0.0,0.0,1.0); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(0,-0.3); glVertex2f(0,0.3); glVertex2f(2,0.3); glVertex2f(2,-0.3); glEnd(); gluDisk(planet, 0, 0.8, 10, 1); glPushMatrix(); glTranslatef(1., 0.0, 0.0); glColor3f(0.0,0.0,1.0); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(1,-1); glVertex2f(1,1); glVertex2f(1.5,1); glVertex2f(1.5,-1); glEnd(); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(1.5,ty-0.5); glVertex2f(1.5,ty); glVertex2f(3,ty); glVertex2f(3,ty-0.5); glEnd(); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(1.5,vy); glVertex2f(1.5,vy+0.5); glVertex2f(3,vy+0.5); glVertex2f(3,vy); glEnd(); glPopMatrix(); glPopMatrix(); glPopMatrix(); glPopMatrix(); glFlush(); } void TeclasEspeciais(int key, int x, int y) { switch (key) { case GLUT_KEY_DOWN: if (vy>=-0.9 & vy<=-0.4) vy=vy-0.1; if (ty>=0.4 & ty<=0.9)ty=ty+0.1; break; case GLUT_KEY_UP: if (vy>=-1.1 & vy<=-0.5) vy=vy+0.1; if (ty>=0.5 & ty<=1.1)ty=ty-0.1; break; case GLUT_KEY_HOME: ang0=ang0+5.0; break; case GLUT_KEY_END: ang0=ang0-5.0; break; case GLUT_KEY_PAGE_UP: ang1=ang1+7.0; break; case GLUT_KEY_PAGE_DOWN: ang1=ang1-7.0; break; case GLUT_KEY_LEFT: ang2=ang2+9.0; break; case GLUT_KEY_RIGHT: ang2=ang2-9.0; break; } glutPostRedisplay(); } void Inicializa (void) { glClearColor(0.0f, 0.0f, 0.0f, 1.0f); gluOrtho2D(-13.0,13.0,-13.0,13.0); } int main(void) { glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB); glutCreateWindow("Braço robótico"); planet=gluNewQuadric(); glutDisplayFunc(Desenha); glutSpecialFunc(TeclasEspeciais); Inicializa(); glutMainLoop(); }
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