Estrutura de dados - pilha

Publicado por Jose Ribeiro 07/08/2009

[ Hits: 7.564 ]

Homepage: https://serviceup.com.br/

Download pilha.pas




Um exemplo pilha utilizando apontadores

  



Esconder código-fonte

program pilha;

uses crt;

type
 apontador = ^celula;
 celula = record
 item:integer;
 prox:apontador;
end;
 tipopilha=record
 fundo:apontador;
 topo:apontador;
end;

procedure iniciapilha(var pilha:tipopilha);
var
   aux:apontador;
begin
  new (aux);
   pilha.fundo:=aux;
   pilha.topo:=pilha.fundo;
   pilha.topo^.prox :=nil;
end;


function vazia(pilha:tipopilha):boolean;
begin
   vazia:=pilha.fundo = pilha.topo;
end;

procedure inserir(x:integer;var pilha:tipopilha);
var aux:apontador;
begin
   new (aux);
   pilha.topo^.prox:=aux;
   aux^.prox := nil;
   aux^.item :=x;
   pilha.topo := aux;
end;

procedure imprimir(pilha:tipopilha);
var aux:apontador;
begin
   aux := pilha.fundo^.prox;
  while ( aux <> nil ) do begin
    writeln(aux^.item);
    aux:=aux^.prox;
  end;
end;


procedure retirai(var x:integer; var pilha:tipopilha);

var
aux:apontador;
begin
aux:= pilha.fundo^.prox;
x:=aux^.item;
pilha.fundo^.prox := aux^.prox;
if(pilha.fundo^.prox = nil ) then pilha.topo := pilha.fundo;
dispose(aux);

end;


procedure retirar(var x:integer; var pilha:tipopilha);
var
aux:apontador;
begin
if ( pilha.fundo^.prox^.prox = nil ) then
retirai(x,pilha)

else begin
 aux:=pilha.fundo^.prox;
while (aux^.prox <>pilha.topo) do
 aux :=aux^.prox;
 pilha.topo :=aux;
 aux:=aux^.prox;
 x:=aux^.item;
 pilha.topo^.prox:=nil;
 dispose(aux);


end;
end;









procedure media(l:tipopilha; var media:real);
var
 aux:apontador;
 b:integer;
begin
 aux:=l.fundo;
 media:=0;
 b:=0;
while aux^.prox <> nil do begin
 aux:=aux^.prox;
 media:=media*aux^.item;
 b:=b+1;
end;
writeln('A Media ‚',exp(1/b*ln(media)));
end;

procedure quantidade(l:tipopilha; var qtde:integer);
var
 aux:apontador;
 b:integer;
begin
 aux:=l.fundo;

 while aux^.prox <> nil do begin
 aux:=aux^.prox;
 qtde:=qtde+1;

 end;

end;


var
elem:integer;
  f:tipopilha;
  qtde:integer;
  opc:integer;
  n:integer;
  soma:integer;
  m:real;


begin
iniciapilha(f);

repeat
 writeln(' 1 - Inserir ');

 writeln(' 2 - Retirar ');

 writeln(' 3 - Imprimir ');

 writeln(' 4 - Media Geometrica ');

 writeln(' 5 - Quantidade de elementos ');

 writeln(' 6 - Sair');


 writeln(' 0 - limpar a tela');

 readln(opc);

case opc of

1 :begin

   writeln('Entre com o elemento a ser inserido');
   readln(elem);
   inserir(elem,f);

end;

2 :begin

  if vazia(f) then writeln('A pilha est  vazia, impossivel retirar elemento !')
  else begin
  retirar(elem,f);
  writeln('O elemento', elem , 'foi removido da pilha');
  end;

end;

3:begin
   writeln('Elementos do pilha');
   imprimir(f);
   end;


   4 :begin
      media(f,m);
      writeln('A media ‚ ',m:3:2);

     end;

    5 :begin
    quantidade(f,qtde);
    writeln('A quantidade de elementos ‚:', qtde );
    end;

    6: writeln('Saindo do programa');

    0:clrscr;
end;
until opc=6;

end.



Scripts recomendados

Executa comandos Linux

Estrutura de dados - fila

Script em Pascal/Kylix para controle de Locadoras sem salvar arquivos em disco

Metodo main ABP

Jogo da velha "inteligente"


  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts