Jogo defutebol simples (com gráficos)
Publicado por Samuel Leonardo 17/12/2008
[ Hits: 10.744 ]
Homepage: https://nerdki.blogspot.com.br/
Download PING_PONG_LINUX.tar.gz
Jogo clone do famoso pong, um joguinho muito antigo inventado pelos criadores da empresa Atari; fez muito sucesso nos anos 70.
Acompanha uma versão pré-compilada.
Para compilar: gcc -o pong pong.c -lSDL
Para executar: ./pong
t++!!!
// desenvolvido por Samuel Leonardo (Sam L.) -> 14/12/2008 // // JOGO SIMPLES DE "FUTEBOL" NO ESTILO DO GAME CLASSICO PONG. // GAME ALTO AJUSTÁVEL, OU SEJA, SE VOCE MUDAR O TAMANHO DE QUALQUER IMAGEM DO JOGO // NÃO PRECISARÁ MUDAR NADA NO CODIGO FONTE. // ATENÇÃO: VOCE PRECISA BAIXAR OS ARQUIVOS DAS IMAGENS DO JOGO. #include <stdio.h> #include <SDL/SDL.h> void ControlaFPS(int delay) { delay = SDL_GetTicks() - delay; if(delay < 60) SDL_Delay(60 - delay); } int main(int argc, char *argv[]) { char player[30]; printf("COMANDOS:\n"); printf("\t-Setas para cima e para baixo controlam o paddle.\n"); printf("\t-Barra de espaço (Re)inicia o jogo.\n"); printf("\t-Botão 'x' aumenta ou diminui a velocidade da bola.\n"); printf("\t-Botão 'Esc' finaliza o jogo.\n"); printf("\tVoce se encontra à esquerda\n"); printf("Digite seu nome:\n"); scanf(" %[^\n]s",&player); system("clear"); printf("Galvão_Bueno: \n\t -Bem amigos da rede Globo vai começar a partida\n"); printf("\tentre '%s' e CPU pela copa Linux de futebol virtual.\n\n", player); sleep(1); printf("Sam L.: -PUXA VIDA ESSA FOI DE LASCAR!:P hehehe!!!\n\n"); SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO); SDL_Surface *screen, *paddle, *ball, *campo; //posicões dos jogadores e da bola SDL_Rect jogador, cpu, ball_dst; paddle = SDL_LoadBMP("paddle.bmp"); ball = SDL_LoadBMP("bola.bmp"); campo = SDL_LoadBMP("campo.bmp"); jogador = (SDL_Rect){0,campo->h/2,paddle->w,paddle->h}; cpu = (SDL_Rect){(campo->w - paddle->w),campo->h/2,paddle->w,paddle->h}; ball_dst = (SDL_Rect){campo->w/2,campo->h/2,ball->w,ball->h}; screen = SDL_SetVideoMode(campo->w,campo->h,16,SDL_SWSURFACE | SDL_ANYFORMAT); int velo_x=5,velo_y=5, iniciar=0; int ponto_cpu=0,ponto_player=0; int fim=0, tempo_agora; while(fim == 0) { tempo_agora = SDL_GetTicks(); Uint8 *teclado; SDL_PumpEvents(); teclado = SDL_GetKeyState(0); //COMEÇAR O JOGO? if(teclado[SDLK_SPACE]) iniciar = 1; //TERMINAR O JOGO? if(teclado[SDLK_ESCAPE]) fim = 1; //ALMENTAR OU DIMINUIR A VELOCIDADE DO JOGO? if((teclado[SDLK_x])) { velo_x = velo_x + 1; velo_y = velo_y + 1; } //CONTROLA O JOGADOR if((teclado[SDLK_UP])&&(jogador.y > 0)) jogador.y = jogador.y - 13; if((teclado[SDLK_DOWN])&&(jogador.y + jogador.h < campo->h)) jogador.y = jogador.y + 13; //MOVIMENTA A BOLA E A CPU if(iniciar == 1) { ball_dst.x = ball_dst.x + velo_x; ball_dst.y = ball_dst.y + velo_y; //I.A. da CPU cpu.y = ball_dst.y - 5; } //REBATENDO A BOLA NAS BORDAS DO CAMPO if((ball_dst.y + velo_y < 0) || (ball_dst.y + velo_y + ball_dst.h > campo->h)) velo_y = -velo_y; //CONTANDO OS PONTOS... //...CONTRA O JOGADOR OU CONTRA A CPU... //... E REBATENDO A BOLA NAS LATERAIS DO CAMPO if((ball_dst.y + velo_y <= jogador.y + jogador.h) && (ball_dst.y + velo_y + ball_dst.h >= jogador.y) && (ball_dst.x + velo_x <= jogador.x + jogador.w)) { velo_x = -velo_x; printf("Galvão_Bueno: \n\t-'%s' rebate a bola!!!\n", player); } else { if(ball_dst.x + velo_x < 0) { iniciar = 0; ball_dst.x = campo->w/2; ball_dst.y = campo->h/2; ponto_cpu++; printf("Galvão_Bueno:\n\t -Goool da CPU!!!\n"); } } if((ball_dst.y + velo_y <= cpu.y + cpu.h) && (ball_dst.y + velo_y + ball_dst.h >= cpu.y) && (ball_dst.x + velo_x + ball_dst.w >= cpu.x)) { velo_x = -velo_x; printf("Galvão_Bueno: \n\t-CPU rebate a bola!!!\n"); } else { if(ball_dst.x + velo_x + ball_dst.w > campo->w) { iniciar = 0; ball_dst.x = campo->w/2; ball_dst.y = campo->h/2; ponto_player++; printf("Galvão_Bueno:\n\t -Goooool eeeeeehhhh do '%s'!!!\n", player); } } SDL_BlitSurface(campo,NULL,screen,NULL); SDL_BlitSurface(paddle,NULL,screen,&jogador); SDL_BlitSurface(paddle,NULL,screen,&cpu); SDL_BlitSurface(ball,NULL,screen,&ball_dst); SDL_Flip(screen); ControlaFPS(tempo_agora); } SDL_Quit(); printf("Galvão_Bueno: \n\t-Com o placa de '%s' %d X %d CPU\n",player,ponto_player,ponto_cpu); printf("\t-Terminamos mais um jogo de '%s' contra CPU.\n", player); return 0; }
Cálculo de logaritmo de um número por Série de Taylor em C
Passkeys: A Evolução da Autenticação Digital
Instalação de distro Linux em computadores, netbooks, etc, em rede com o Clonezilla
Título: Descobrindo o IP externo da VPN no Linux
Armazenando a senha de sua carteira Bitcoin de forma segura no Linux
Enviar mensagem ao usuário trabalhando com as opções do php.ini
Instalando Brave Browser no Linux Mint 22
vídeo pra quem quer saber como funciona Proteção de Memória:
Encontre seus arquivos facilmente com o Drill
Mouse Logitech MX Ergo Advanced Wireless Trackball no Linux
Compartilhamento de Rede com samba em modo Público/Anônimo de forma simples, rápido e fácil
Remoção de propaganda com o programa Comskip[AJUDA] (4)
Instalação do drive do adaptador wiffi (5)
Linux Lite Demorando Muito Para Ligar (1)