Orientação a Objetos - Criando e usando uma classe em Perl
Publicado por Daniel Vinciguerra (última atualização em 18/03/2016)
[ Hits: 4.693 ]
Homepage: http://bivee.com.br
Perl possui um sistema de Orientação a Objetos que é bem explicito, onde você "constrói as classes com suas próprias mãos" utilizando nada mais do que a sintaxe do próprio Perl e apesar de isso parecer um pouco trabalhoso, na verdade é uma ótima forma para conhecer como os sistemas de objetos funcionam.
EM RESUMO:
1. Objetos em Perl são estruturas de dados.
Sim! Objetos em Perl são estruturas de dados que são associadas a uma classe.
2. As classes são definidas com o package
Sabe o package pelo qual você define os Módulos no Perl? É a mesma coisas com as classes!
3. Construtores abençoam as variáveis
Os construtores são apenas sub's que retornam uma variável que foi abençoada (blessed)
4. Os métodos são subs
Os métodos dos objetos são apenas sub's no escopo do seu package e que recebem a referência do seu objeto instanciado (blessed)
Através deste script, pretendo mostrar de forma simples como trabalhar com orientação a objetos em Perl.
PRÉ-REQUISITOS
- perl 5.10 ou superior
REFERÊNCIAS
http://perldoc.perl.org/perlobj.html
http://perldoc.perl.org/perlootut.html
EXECUTANDO
$ perl class.pl
#!/usr/bin/env perl # 2016 (c) Daniel Vinciguerra # pragmas use 5.10.0; use strict; use warnings; # classe base package Base { # construtor sub new { my ($class, %args) = @_; return bless \%args || {}, $class; } } # classe produto package Produto { #use parent 'Base'; # herança em caso de arquivos separados @Produto::ISA = qw/Base/; # herança para funcionar em mesmo arquivo # accessors sub id { my ($self, $id) = @_; $self->{id} = $id if $id; return $self->{id} } sub nome { my ($self, $nome) = @_; $self->{nome} = $nome if $nome; return $self->{nome} } sub valor { my ($self, $valor) = @_; $self->{valor} = $valor if $valor; return $self->{valor} } # métodos sub to_string { my $self = shift; sprintf("%-2s %-10s %-8.2f", $self->id, $self->nome, $self->valor/100) } } # OBSERVAÇÃO: # Devido ao fato de as classes estarem no mesmo arquivo, não é necessário # importar as mesmas com o 'use'. # lista de produtos my $produto_list = []; # populando a lista for my $id (1 .. 10){ # instanciando novo produto (valores gerados randomicamente) my $p = Produto->new( id => $id, nome => "Produto-${id}", valor => int(rand()*100000) ); # adicionando na lista push $produto_list, $p; } # exibindo os produtos say "LISTA DE PRODUTOS:"; say sprintf("%-2s %-10s %-10s", qw/ID NOME VALOR/); say '-' x 60; # iterando a lista de produtos for my $item (@$produto_list){ say $item->to_string }
Streaming Kiss FM (SP 102,1) Player em perl com interface grafica (Tk)
GenHASH - Gerador de hashes SHA1, MD5 e Base64 em Perl
Validador de cartão de débido e crédito em Perl
Enviar mensagem ao usuário trabalhando com as opções do php.ini
Meu Fork do Plugin de Integração do CVS para o KDevelop
Compartilhando a tela do Computador no Celular via Deskreen
Como Configurar um Túnel SSH Reverso para Acessar Sua Máquina Local a Partir de uma Máquina Remota
Configuração para desligamento automatizado de Computadores em um Ambiente Comercial
Compartilhamento de Rede com samba em modo Público/Anônimo de forma simples, rápido e fácil
Cups: Mapear/listar todas as impressoras de outro Servidor CUPS de forma rápida e fácil
Criando uma VPC na AWS via CLI
Tem como instalar o gerenciador AMD Adrenalin no Ubuntu 24.04? (14)
Tenho dois Link's ( IP VÁLIDOS ), estou tentando fazer o failover... (0)
Pendrive não formata de jeito nenhum (4)