Simples applet para determinar invertido do digitado

Publicado por Bruno Oliveira da Silva 18/04/2004

[ Hits: 6.509 ]

Download invertidu.java




Este é um applet que fiz sem intuito algum apenas de aprender, que é capaz de inverter os números digitados pelo usuário, seguindo os exercícios que resolvo do meu livro, acredito que possa ser de valia para aqueles que assim como eu, ainda estão engatinhando no java, paz a todos, Bruno.

  



Esconder código-fonte

//Pequeno applet que faz a inversão do número digitado

//Importa as classes necessárias ao applet dentro dos respectivos pacotes;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;


/*Declaramos aqui a classe invertidu herdando as propriedades da class JApplet,
e implementando ActionListener(na minha concepção esta interface funciona como
se fosse um sistema de segurança analogamente onde qualquer irá "escutar", "monitorar"
cada ação dentro do applet. 
Se alguém tiver uma analogia ou explicação melhor solicito que me informe, estou apenas
aprendendo*/

public class invertidu extends JApplet implements ActionListener {
    
//Aqui são criadas as referência aos objetos JLabel e JTextField;
    JLabel jlalgarismo;
    JTextField jtalgarismo;
    
   //É declarado o método init, este será o primeiro a ser executado pelo applet sempre
   public void init () {
       
      //É criada uma referência para a classe container, recebendo o método
      //getContentPane, responsável por anexar componentes GUI a interface;
      Container container = getContentPane();
       
      //Aqui é definido o Layout container;
      container.setLayout(new FlowLayout());
       
      //Fazemos com que as referências criadas recebam o objeto instaciado;
      jlalgarismo = new JLabel("Digite o numero a ser invertido");
      jtalgarismo = new JTextField(10);
       
      //Faz com que a referência jtalgarismo, seja o registrador de eventos;
      jtalgarismo.addActionListener(this);
       
      //Adiciona as referências criadas ao container;
      container.add(jlalgarismo);
      container.add(jtalgarismo);
       
       }
   
      
      //É declarado o método actionPerformed, recebendo a classe ActionEvent e sua referência como
      //parâmetros que conterão as informações dos eventos ocorridos, seria como um dedo duro :)
      public void actionPerformed (ActionEvent actionEvent) {
          
         /*Exibirá o resultado da execução do método "inverter", assim que um evento ocorrer
         ou seja, o usuário disparar o evento, então será pego o que ele terá digitado na referência
         jtalgarismo através do método getActionCommand(), e será feito o casting através do Integer.parseInt
         e assim passado como parâmetro para o método inverter; */
         
         showStatus(inverter(Integer.parseInt(actionEvent.getActionCommand())));
          
          
          }
      
      
         //Declara o método inverter como público, aceitando apenas inteiros como parâmetros e retornando uma String;
         public String inverter(int x) {
             
             String valorcontrario="";
             
             //Aqui enquanto o valor digitado for divisivel por 10 ele continuará o loop  
             while ( x / 10 != 0) {
            
            //Aqui ele pegará o valor atual de x e buscará o resto dele, pegando assim o último valor de x e colocando como primeiro;
            valorcontrario =  valorcontrario + " " + (x % 10);
            
            //Dividimos x por 10 para obtermos um valor exceto com o último algarismo do valor inicial;
            x = x / 10;
                        
               /*Faz a verificação se o valor de x é menor do que 10, pois neste caso ele não será divisível por 10, exatamenteo
               por ser menor que 10, não tendo assim resto, então ele é acrescido a variável sem a necessidade de calcular o
               resto do mesmo */
               if (x < 10)
                
               valorcontrario = valorcontrario + " " + x;
            
             }
             
             //É retornado o valor resultante do método;
             return valorcontrario;
         }
    }

Scripts recomendados

Código Java para validar CPF

Algoritmos para Teoria dos Números

Leitor de Comandos

Calcula as chances de se ganhar na mega-sena.

Contador de caracteres, palavras e linhas de um arquivo


  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts