lh7
(usa Debian)
Enviado em 20/01/2015 - 01:42h
Obrigado pela resposta Textmode.
(Tendência a sobrecarga de trabalho. Melhor ir com calma jovem padawan)
Concordo que a carga de trabalho será enorme, mas a proposta da empresa é que a equipe aumente logo, por isso aceitei.
Mudar de rdp (mas quem diabos usaria rdp?! ...) para ssh seria uma mudança brusca e sem dúvidas implicaria nos ciclos de desenvolvimento e de deploy das aplicações. Além disto, a empresa terceirizada iria depender do seu suporte para realizar todas as tarefas que eles antes realizavam sozinhos.
Acredite meu amigo, essa foi a mesma pergunta que me fiz quando conheci a estrutura de trabalho.
Vamos analisar os fatos. Você acabou de entrar na empresa, que por si só faz ser cedo demais para realizar mudanças de procedimentos, e a empresa que lhe contratou espera apenas que você seja capaz de manter as coisas funcionando ao invés de propor coisas que aumentem a insegurança no ambiente, afinal, o sysadmin anterior saiu e isto sempre deixa a empresa preocupada se o próximo vai conseguir manter tudo funcionando e quanto tempo isto levará. A terceirizada possui um servidor dedicado (ou não) para trabalhar e você deseja tirar dela esse "privilégio" sem saber se ao menos é uma exigência contratual ou algo combinado entre a administração da empresa e essa terceirizada. Pode "rolar um stress" desnecessário apenas de você propor isto aos seus superiores ou a terceirizada ...
Recomendo fortemente que você deixe tudo como está, analise os pormenores da sua rede e só faça mudanças de procedimento caso sejam realmente necessárias, lembrando de consultar as partes afetadas antes de qualquer ação.
A propósito, você sabe porque o antigo sysadmin saiu daí? Você já conhecia a empresa e sabia em que tipo de encrenca estava se metendo? Não precisa responder nenhuma dessas perguntas, precisa apenas refletir a respeito.
Meu caro Textmode gostei muito do comentário e vou lhe explicar melhor a situação em que me encontro: Confesso que quando cheguei na empresa e vi a situação fiquei com muita vontade de disparar minhas ideias, mas sei como um profissional novo que chega metendo banca é visto, então fiquei na minha. Trabalhei com o sysadmin anterior por umas duas semanas e junto com a diretoria da empresa foi me passado que querem uma forma mais organizada para que a terceirizada acesse o servidor e que tenhamos mais controle disso, pois lá está um samba, bacula, erp e zabbix ( A empresa possui apenas um servidor ) e como na terceirizada há uma grande rotatividade de funcionários há um certo receio em relação a segurança e auditoria de acessos. Não existem questões contratuais que impeçam a mudança na forma de trabalho da terceirizada.
Bom, quanto a auditoria de acessos e arquivos já estou trabalhando nisso. Vim até aqui para saber qual seria a melhor prática para essa empresa terceirizada continuar desenvolvendo e dando manutenção ao sistema.
Sempre trabalhei com servidores então não tenho experiência em como essas software houses costumam fazer este trabalho e o antigo sysadmin também não tinha uma ideia (ou não queria resolver).
O interessante é que seja um tipo de acesso estável e que possa ser acessado por diversos profissionais.