slackjeff
(usa Slackware)
Enviado em 18/01/2017 - 03:47h
Vivemos em uma era onde somos obcecados pelo visual das coisas, mas se voltássemos no tempo e usássemos somente o console como nossos antepassado usavam... sim a tela ondr você da seu startx e ta tudo certo... Será que iria dar certo?
Desculbra hj no globo reporter kkk
Recentemente viajando no Vol, esperando minha compilação do Kdenlive acabar (15 hrs ja compilando), me deparei com um tópico de 2006, uma moça pedindo informações de como largar de vez o ambiente X e viver somente utilizando o shell ou console, pedindo informações sobre como ver um filme, música, e imagens, entre outras coisas...
E fui mais a fundo sobre este assunto (achando loucura, mas uma loucura boa), pesquisei e vi que tem muitas pessoas que sao adeptas a esse estilo "masoquista" de viver.
E vi apesar de nunca ter ido atrás por nao me interessar, da pra ver um filme, ver imagens, desenhar, fazer tudo no estilo linus torvalds em 1900 e pedrada.
Mas ai pensei bem e me deparei que principalmente os que usam Gentoo, Slackware entre outras distro mais complexas vivem mais no terminal que na interface gráfica.
Quem usa sabe, como o gcc tem o poder e a magica de deixar vc vidrado vendo o procedimento. Entre outras tarefas cotidianas, Como criar um diretorio, e muito mais facil voce dar um mkdir que ir ate o lugar e criar uma pasta no ambiente grafico.
Ou escrever um texto, rodando apenas vim arquivo.
Entre outras milhares de tarefas, o terminal te serve muito mais rapidamente, na mao de quem sabe usar.
E estou pensando em largar o X para ter uma experiência mais a fundo no console, creio que aprendizagem sera grande... E eu serei um fururo masoquista slacker, e sei que sera dificil mais pelo fato de nao ver o grafico em si, afinal por mais que eu viva no terminal os olhos conseguem ver meu ambiente grafico...
O que vocês, amigos acham afinal? Acham interessante? Se ja teve tal experiência, conte!
2 links interessantes sobre o assunto (2008):
Part1:
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/A-Vida-no-Shell/
Part2:
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/-A-Vida-no-Shell-(parte-2)/