wakeup
(usa Debian)
Enviado em 08/02/2015 - 14:23h
Apensar do universo asterisk ser muito vasto, considero que de uma maneira pratica temos duas opções:
1 - Meucci (Nacional - com o pessoal da Digivoice)
2 - Elastix (Internacional - hardware diversos)
3 - Montar tudo na mão (fora de cogitação - para que reinventar a roda - sou absolutamente contra)
1 - Para a opção número (1) Prós x Contras:
Prós:
Suporte, fórum Brasileiro você liga fala direto com os caras, você deixa post no fórum eles respondem.
Tudo fácil, tudo descomplicado. Menus em português, códigos de facilidades em português, operadora do asterisk em português. Lindo.
Contras:
É proprietário, tive que instalar um hardware da Digium no Meucci, comprei a maior briga da história do fórum, se quiser acompanhar pesquise no google por PLACA DIGIUM TDM800, e lá estará o registro. Não obtive nem resposta, e nem ajuda da comunidade, foi na luta mesmo.
É caro. Não entendo porque ainda temos tanto imposto sobre produtos nacionais, e porque esses produtos chegam tão caros até o consumidor final. Compare: placa digivoice 4 fxo R$ 1.600,00 / placa digium 4 fxo R$ 600,00. Não tem driver instalado para outros hardwares.
2 - Para a opção número (2) Prós x Contras:
Prós:
O Elastix é poderoso, roda muito leve, está muito "debugado" existe muita informação na internet para a opção cummunity. Interface extremamente simples e amigável. Faz "tudo" que um PBX de "ponta" precisa fazer. Você tem total autonomia sobre o software e hardware. Hardware extremamente barato, suporte "qualquer" coisa que você espertar nele, e instala tudo automaticamente.
Contras:
Os menus da operadora que vai "falar/interagir" com o usuário estão em inglês, existem traduções na internet, são pagas e não funcionam muito bem. Já comprei e já testei falo por experiência. Você não pode ligar e falar com os caras, sempre estará sujeito as revendas, que importam e trazem de Paraguai, são muitas vezes "micreiros" que não sabem o que estão fazendo, e nem o que estão falando, os "black hats" do Asterisk, sempre cobrarão caro para dar o suporte mais especifico quando você são souber mais a quem recorrer. Para ambiente de produção, recomendo algum parceiro na sua cidade para recorrer quando a corda apertar.
Por fim, teste, teste sempre antes de fazer tudo funcionar, não recorra a Leucotron, é possível ter melhores resultados fazendo tudo em "casa" mesmo. Se precisar de "algo" mais, entre em contato:
www.novainfra.com.br grande abraço sucesso na empreitada!