Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 15/09/2012 - 15:31h
Existem muitos "programas de contabilidade" por aí baseados em simples planilhas "do Excel", seja com macros ou sem macros.
E o que funciona no Excel geralmente funciona em outras planilhas, como por exemplo a OPenOffice, a StarCalc, etc.
Então, com um pouco de paciência, dá para ir administrando tudo com base em planilhas e bancos de dados.
Mas para fazer um sistema redondo e super-abrangente (cito por exemplo o da Congregação Cristã no Brasil) que "faz tudo" e centraliza o controle de centenas de igrejas de cada vez, aí se torna bem mais complexo.
O sistema da CCB, entretanto, além de ser extremamente difícil (para não usar a palavra "impossível") de se conseguir, é muito específico, já que naquela igreja não existe folha de pagamento, controle nem carteirinha de membros ou controle de dízimos (na CCB todos são voluntários e não existe a cobrança do dízimo, sendo todas as ofertas de ordem pessoal, voluntária e imprevisível).
Portanto tal controle não serviria para uma igreja evangélica mediana onde tais itens são comuns.
Além do que não tem "cash flow" e "cash forecast", que a meu ver são gerenciadores muito importantes em um sistema administrativo integrado.
Mas ali tem um bom controle de movimentação de caixa, conciliação bancária, contabilidade financeira e patrimonial com balancete, balanço e demonstração de resultados, guias declaratórias, etc., sendo elaborado para que possa ser utilizado por leigos - mediante um rápido treinamento - e literalmente à prova de erros, enganos ou "jeitinhos".
Para isso, o sistema é "engessado" a uma rotina de procedimentos padronizados, e para o controle de uma única igreja "standard" não seria necessário todo esse hermetismo e essa metodologia...