filipewalk
(usa Fedora)
Enviado em 22/03/2010 - 12:59h
Para tal acesso será configurada regra de servidor virtual. Pelo modo como expôs a situação, entendo que sejam várias as máquinas a serem acessadas internamente e que possam ser mais de uma a origem. Sendo assim, vou dar uma dica de fazermos uma só regra e alterarmos os objetos de acordo com a necessidade.
Acessando a interface gráfica do BRMA vá em Objetos -> Endereços. Neste primeiro passo iremos cadastras os endereços da máquina que irá ser acessada e da origem de onde virá o acesso ( ex. citado por você: 189.80.25.173 ). Confira primeiramente na pesquisa se já não existe objetos para os ip's em questão, caso não existam, crie-os. Ainda em Objetos, vá em Portas, confira se a porta do VNC ( 5900 ) já está cadastrada, se não, crie-a.
Feito isso poderemos configurar a regra:
* Vá em Firewall -> Servidor Virtual.
* Cliquei para adicionar uma nova regra.
* Preencha a "Descrição" ( ex. Acesso via VNC )
* Em "IP servidor virtual / porta" selecione o objeto que existe relacionado a eth1 ( o ip válido do BRMA ) para o endereço e na porta selecione o objeto criado para o VNC.
* Em "IP servidor real / porta" selecione o objeto criado para a máquina em sua rede que irá ser acessada e para a porta, selecione também a referente ao VNC.
* Em "Protocolo" selecione TCP.
* Em "Permitir acesso de" selecione a primeira opção ( de cima ) e selecione o objeto cadastrado referente a origem do acesso.
* "Porta de origem" selecione altas.
* Em "Horário" selecione o que julgar melhor.
* "Status da regra" habilitada.
* Salvar
A regra já está em funcionamento. Se forem várias as máquinas a serem acessadas, sugiro modificar o objeto referente a elas, da mesma forma a fazer com a origem. Se não forem tantas assim e/ou precisar de acessos simultâneos... poderá criar uma regra de servidor virtual para cada máquina a ser acessada, variando no endereço ou porta virtual. Caso queira uma explicação melhor quanto a esta configuração, é só avisar.
Att.