paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 12/06/2021 - 04:40h
MarchLex escreveu:
Olá a todos
Eu tenho 18 anos e terminei finalmente o ensino médio
no ano passado!
Já começou a fazer algum curso de área diferente, ou está aproveitando para trabalhar nesse período?
Nesses tempos pra cá, eu fiquei me perguntando qual carreira seguir...
Desde muito pequeno eu era fascinado pela "magia" que era a programação... De você digitar algumas linhas e a partir disso criar algo fantástico.
Com “algumas linhas” vai ser difícil criar algo verdadeiramente “fantástico”, a não ser que por “algumas” você queira dizer centenas de milhares ou mais.
Eu pretendo futuramente cursar TI (Estou querendo cursar TI não pq é uma meta e sim para descobrir alguma área em que eu me identifico 100%), mas eu gostaria de aprender a programar antes de começar...
Programar é saber expressar-se bem, com clareza, de modo coerente, e, de preferência, de modo sucinto. É quase como ser um bom escritor de textos técnicos. E, de modo semelhante a bons escritores, contribuem para o sucesso profissional dominar as ferramentas da área (línguas/linguagen (no plural, mesmo), vocabulário, gramática, estilo), conhecer o assunto sobre qual se escreve/programa, conhecer a forma de trabalhar de outros profissionais da área, e manter-se sempre praticando.
Fiquei sabendo que a linguagem de programação em "C", é a mãe para quem está começando nessa área, porém eu não sei por onde começar... (Eu sou um pouco perdido kkkk) (tentei aprender python e a única coisa que eu lembro é print ("Olá, mundo!") Kkkkkkk)
Existem várias linguagens que puxaram coisas do C, principalmente em termos de sintaxe, mas eu acho um tanto inapropriado pensar em C como “mãe” de alguma coisa. A ubiquidade do C, no meu entendimento, se deve mais à facilidade de construir compiladores que a implementem do que a suas características próprias.
Já que se usou o termo “mãe”, é importante notar que C também não é muito de perdoar programadores iniciantes, por causa de sua liberalidade com relação a tipos de dados (que já foi maior do que hoje; antigamente era ainda pior) e o foco que ela teve desde o início de sua história em se voltar para necessidades de programadores experientes. Não que os conceitos envolvidos sejam exatamente “difíceis” de compreender ou de dominar, mas eu fico com a impressão de que aprender a programar através do C é muito
bottom-up, e fico na dúvida — uma dúvida sincera — se isso não pode ser um tanto anti-estimulante. Talvez um um processo mais
top-down, que possivelmente requeira outra linguagem, seja mais interessante para iniciantes.
Eu ilustro o que quero dizer com algo que nós vemos recorrentemente aqui neste fórum: o tanto de dificuldade que experimente quem nunca programou na vida, não conhece detalhes do funcionamento do computador, e encontra uma função complexa como
scanf() logo nas primeiras aulas, tem de usar essa função complexa para ler dados digitados no teclado, e ainda tem de lidar com comportamentos pouco intuitivos sobre como a biblioteca de entrada e saída do C lida com o fluxo de caracteres. Quantos tópicos existem, só aqui neste fórum, sobre o assunto “limpar buffer do teclado” (fora também inumeráveis ocorrências do mesmo assunto Internet afora)?
Não que eu pense ou defenda usar exclusivamente linguagens de mais alto nível (até porque eu, que sou de uma geração anterior, quase nunca as uso pessoalmente). Em algum momento a necessidade pode ser necessário saber como as coisas funcionam nos bastidores, o que move as engrenagens, seja por necessidade, tal como a de conseguir melhor desempenho desfazendo-se de algumas camadas de abstração, seja pelo tipo de aplicação que tem de ser desenvolvida (por exemplo: sistemas operacionais, software embarcado, sistemas em tempo real etc.) seja por mera curiosidade científica. Nesses casos, C pode ser a ferramenta ideal.
Alguém experiente poderia me indicar algum site, fórum, vídeos ou até cursos para eu começar? Meio que eu preciso de uma "luz" nesse túnel escuro que eu estou querendo atravessar. Aceito dicas, sugestões, tudo que for para poder me ajudar!
Minhas sugestões:
• Aprender a programar é aprender a expressar-se e dar instruções com clareza. A linguagem na qual as instruções serão escritas é mera ferramenta, muito menos importante do que saber expressá-las corretamente.
• Se for para usar uma linguagem semelhante ao C e ainda próxima da máquina, considere C++ em vez de C. C++ oferece praticamente todo o que o C oferece, mas permite a você expressar-se de modo mais simples em muitos casos.
• Todos os vídeos em Português que eu já vi sobre C no YouTube têm imprecisões técnicas, e muitos deles têm erros crassos. Em vez deles, acredito que seria melhor adquirir um bom livro.
• O mais importante no seu sucesso é a dedicação que você tiver.
... Então Jesus afirmou de novo: “(...) eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10:7-10)