edersonhonorato
(usa Debian)
Enviado em 02/02/2010 - 19:26h
Fala povo!
Usei o BeOS R5 em 1998 por 6 meses em dualboot com Linux e Windows(quando comecei a desenvolver gosto por experimentar OSes novos) na mesma máquina.
Na época adorei, e cheguei até a pensar em adotá-lo como sistema principal, já que na epoca o linux possuia um suporte tão ruim quanto o BeOS em relação à Hardware. Na época minha Trident, SoundBlaster16 e Realtek de 10mbits funcionavam muito bem nele, mas meu modem não ia nem com reza brava...Foi aí que me voltei de vez para o Linux.
Venho acompanhando o projeto Haiku desde o surgimento e torço para que o sistema alavanque de vez(apesar de não concordar com o licenciamento do sistema).
Baixei e testei o Haiku e gostei do resultado...Só que falta alguns aplicativos de configuração que realmente funcionem embora o restante esteja muito bom, até com meu hardware.
É um sistema ótimo para quem não quer ficar usando o terminal para configurar o sistema, já que tudo é feito graficamente(no Haiku ainda não tudo...) e pegando embalo na quantidade de aplicativos opensource disponíveis para linux, já existem vários portes do Firefox 3.0 e até do Koffice para ele, além de ser totalmente compatível com a enorme gama de aplicativos existentes para o antigo BeOS, inclusive multimídia.
Detalhe: o BeOS nunca foi extinto, já que milhares de usuários pelo mundo (inclusive aqui no Brasil) utilizam ele ainda hoje. Perguntem ao BUG-BR, hehehe...
Vida longa ao Haiku!!!
T+