Freud_Tux
(usa Outra)
Enviado em 23/10/2017 - 21:01h
mithrandir escreveu:
Freud_Tux escreveu:
Se você ler na história do projeto Gnu, vai ver que a finalidade era fazer o eterno S.O do Stallman sair do papel (que ainda não saiu até hoje), ou seja, era um projeto inacabado. O Linux era um conjunto também incompleto. A "fusão" dos dois possibilitou o surgimento do Linux, logo, o termo Gnu/Linux é válido, pois um acabou ajudando outro. Basta ir nos sites dos dois projetos e verá.
Sim, é verdade, mas quero fazer algumas ressalvas.
No começo, com certeza absoluta, o Linux era dependente do projeto GNU. Hoje, felizmente, não é mais. Veja, existem bibliotecas C criadas especialmente para o Linux [0], shells otimizados [1], bibliotecas [2], ferramentas [3], compiladores. Hoje, graças ao crescimento do projeto, podemos dizer que é 100% possível utilizar um sistema baseado no kernel Linux, livre (não num sentido pejorativo, claro) do GNU. Todavia, a maioria esmagadora das distribuições se baseiam nos softwares do projeto GNU. Debian, Fedora, Trisquel, Parabola, Hyperbola, Arch, Ubuntu sim são distros GNU/Linux; estão intimamente ligadas a ele.
Mas existem excessões. A mais clara que posso citar, sem titubear, é a Alpine Linux. Ela simplesmente não é GNU/Linux: os componentes, licenças, bootloader, filosofia, libc, tls/ssl; nada é GNU. Vale o mesmo para o Gentoo: por ser absurdamente flexível, é muito ingênuo chamá-lo de Gentoo GNU/Linux, pois ele pode utilizar outras ferramentas, livre do GNU.
Agora, quero fazer um esclarecimento: NÃO tenho absolutamente nada contra o projeto GNU. Sério, compactuo com a filosofia da FSF mais do que desgosto da GlibC/CoreUtils. A filosofia, para mim, é muito maior do que o software produzido pelo GNU. Como meu amigo pekman sempre diz: "GNU é primordialmente, um movimento pela liberdade do usuário, o restante é código". Concordo com ele. Os artigos da FSF, o Guide Line para certificação de uma distro 100% Livre, a Cultura Livre, a anti censura, a luta pelo Kernel Linux totalmente Livre, o repúdio pelo termo "Open Source", a filosofia: tudo isso me fascina. Então, mais uma vez: não odeio o projeto GNU.
[0]
https://en.wikipedia.org/wiki/Klibc
[1]
https://git.kernel.org/pub/scm/utils/dash/dash.git/tree/
[2]
https://www.kernel.org/pub/software/libs/
[3]
https://www.kernel.org/pub/software/utils/ |
https://www.kernel.org/pub/linux/utils/util-linux/
Sobre o resto, bem, com o tempo novos programas são escritos para agilizar a coisa toda. O SysVInit deixou de ser único, e hoje temos o OpenRC e outros.
Bem, meia verdade. O OpenRC utiliza o Sysvinit como back-end.
Superar as ferramentas do GNU seria uma tentativa de reinventar a roda,
Ainda bem que temos os que sempre querem reinventar a roda: já imaginou se o Stallman aceitasse passivamente o abuso feito com os usuários no Laboratório do MIT?
o que podem fazer é melhorar elas, como foi feito com o SysVInit (ao surgirem melhorias como OPenRC).
Entendo, mas algumas coisas não mudam. Como conciliar o s6 com o systemd? Simples: não dá. O design do projeto é outro, a filosofia é outra. O próprio criador da uclibc (que era mantenedor da GlibC por anos) disse que tentou melhorar o projeto, mas suas sugestões eram radicalmente negadas. O que fazer nesse caso? Criar uma alternativa é a melhor opção.
Mas o Gnu/Linux nunca seria o que é se não fosse pelas ferramentas do GNU e sua licença, lembre-se disso!
Será mesmo? Não estou desmerecendo a valorosa contribuição do projeto GNU, apenas mostrando que há alternativas muito melhores. E o GNU sem o Linux, o que seria hoje? O próprio Torvalds, numa de suas discussões com Tanenbaum, disse que usaria o Hurd, se ele estivesse pronto. A verdade é que o Linux cresceu e não é mais dependente do projeto GNU.
Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver.
Você pode dar-lhes a vida?
Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte.
Pois mesmo os muitos sábios não conseguem ver os dois lados.
O fato é o seguinte!
Sem o projeto GNU, o script que o Torvalds escreveu seria inútil, e aele teria que escrever tudo, e isso teria atrasado, ou mesmo inviabilizado o surgimento do GNU/LINUX, e isso é fato!
Sem o GNU, o kernel LINUX não sairia do papel. O Hurd ( o GNU foi feito pra ele basicamente ) está operacional depois de muito tempo, mas não está pronto para o usuário final, e nem a equipe sabe quando será isso.
O GNU está atrelado ao kernel LINUX, e isso é fato. Até escreverem algo que seja útil como o GNU é ao projeto LINUX, e que garanta que o mesmo não tenha o código fechado, pode acontecer, ou não. Dificilmente vejo a retirada do GNU do kernel LINUX com bons olhos, se isso ocorrer um dia.
Menosprezar o GNU, é o mesmo que menosprezar a história do LINUX. Mesmo que Stallman e Torvalds tenham lá suas diferenças, a coisa é que eles são uns dos poucos que conhecem o código bem o suficiente para propor qualquer alteração nesse sentido.
Linux só é Linux com o GNU, essa é a realidade.
Podem criar o "carvalho a quatro [... censurado ...]" e chamar de Linux, mudar a licença, colocar um kernel capado com scripts feitos no machado, se não tiver GNU e muito menos a GPL, não é LINUX nem a pau! O android por ter um kernel GNU/LINUX capado ao cubo, não é um GNU/LINUX, e nem um LINUX (os próprios engenheiros reconhecem).
É mais fácil chamar de outra coisa do que LINUX.
Slackware como um dos primeiros LINUX's é um legítimo GNU/LINUX, Debian, OpenSuse & cia... Todos são GNU/LINUX, estão sobre a GPL. Muitas coisas tem surgido ultimamente, pegal o Kernel (com o GNU junto), criam um monte de coisas e chamam de LINUX, alteram a licença, e esperam seu lugar ao sol... Até com as licenças dos BSD's eu sou cabreiro, imagina dessas distros novas...
As vezes meu caro, reinventar a roda é uma péssima ideia. Vide o systemd, que é igual ao capeta! "Cheio de boas intenções", mas é uma porcaria. Agregar funções e mesmo novos "usos" é uma coisa. Reinventar e fazer porcaria é outra bem diferente.
Não leve isso para o lado pessoal. Gosto desse tipo de discussão por aqui.
Melhor do que ensinar os "hackudão" do kali a usar o apt ><
Alguns links sobre o projeto GNU:
https://www.gnu.org/gnu/gnu.html
https://www.gnu.org/gnu/thegnuproject.html
T+
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang :
"Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org" ;