lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 27/01/2013 - 23:44h
ianclever escreveu:
Gente eu não me conformo de não ver o nosso pinguim que é tão bom sendo deixado de lado(pelos menos esclarecidos) e o ladrão do tio Bill enfiando essas porcarias dele guela a baixo e faturando em cima de quem não entende de informática.
* Certo na minha chegada aqui já fiz um post meio louco o qual eu não tenho "poder" para promover que seria um debate geral do linux....
* Posso parecer chato mas agora com uma ideia um pouco mais pé no chão. ;) Me desculpem, mas eu me preocupo mesmo com o linux.
* vamos a ideia: Nós temos uma grande comunidade linux(claro que o manda chuva é o Fábio mas nós usamos ela), nós poderiamos usá-la também para incentivar o uso do linux, talvez de uma forma mais incisiva, porém não tenho algo mais concreto para sugerir, nós usuários mais antigos podemos botar nossa mente para funcionar e ver o que podemos fazer para por ele em alguns desktops a mais.
é isso vamos pensar... o que podemos fazer para atrair mais pessoas pro pinguim??
pensemos...
Essa é uma questão muito antiga, que pode ser respondida com um pouco de raciocínio analítico. Existem pelo menos três fatores que impedem um takeover do pinguim sobre a MS:
1) Adestramento prévio associado à preguiça do usuário comum;
2) Reputação negativa adquirida pelo pinguim em seus primórdios;
3) Compatibilidade de hardware e software.
1)
Existe uma razão séria pela qual a MS não sai de casa em casa caçando usuários domésticos piratas de seus sistemas. O usuário doméstico é adestrado a usar o sistema da MS em casa e assim precisará desse mesmo ambiente no trabalho para conseguir usar o computador. Aí compensa caçar os empregadores, porque estes pagarão multas maiores e se vêem presos à MS por conta do adestramento prévio dos usuários domésticos comuns.
Relatando um caso. Na escola pública em que eu leciono ocorreu que recebemos um projetor daqueles da Diebold com Linux Educacional embutido (http://www.diebold.com.br/ProdutoDetalhe.aspx?produto_id=65). Resultado: nenhum professor exceto eu conseguiu usar o bichinho, ainda que o Linux Educacional seja um refisefuquis do MS Ubuntu 11.10 com KDE, e ele foi devolvido à Secretaria de Educação! Tudo por causa do adestramento prévio dos demais professores ao sistema da MS.
É nessas horas que entra a preguiça. Eu expliquei aos demais professores (na verdade ministrei um minicurso sobre a operação do equipamento) como usar o tal projetor. No final todos disseram "eu não quero saber disso, é muito difícil". Agora, onde o MS Ubuntu com KDE é difícil? Só se for na preguiça do usuário comum.
2)
No início dos anos 90, era comum o GNU / Linux ser associado a hackers e isso tinha uma razão. Em muitos casos, era necessário alterar as conexões da placa-mãe usando hardwiring e um ferro de soldar para poder instalar uma distribuição! Com isso criou-se a fama de difícil para o pinguim, e o comportamento de gente como o rms ou o Maddog não ajuda muito nesse sentido. Hoje em dia existem distribuições mais fáceis de usar que o Canonical Windows, mas a fama permanece (em grande parte graças à preguiça do usuário comum, mas também por conta do item 3).
3)
O usuário comum quer digitar textos, acessar redes sociais e jogar em seu computador. Para o primeiro item temos o LibreOffice, que exige uma adaptação prévia, mas é bem compatível então não é caso para problemas.
Quando chegamos no segundo item, começam as dores de cabeça. Qual usuário comum quer se dar ao trabalho de aprender como instalar o Oracle Java e o Adobe Flashplayer plugin em seu computador, já que nem sempre o IcedTea e o OpenJDK dão conta do recado? Não é difícil, mas um usuário comum não quer ter trabalho, essa é a verdade.
Quando o assunto descamba pros jogos, aí o pinguim perde feio, e não há Wine que dê jeito nessa bagaça. Para ajudar, o vendedor das Casas Bahia, que via de regra entende tanto de informática quanto eu entendo de extração de dentes, ainda vira e fala que o computador com "Linux" (vai entre aspas porque o cara nem sonha que o correto é GNU / Linux) não serve pra jogos. Ferrou, venda maciça de PCs com Windows detectada.
Dual boot existe? Sim, mas qual é o usuário comum que vai querer se dar ao trabalho?