Uso Linux há quase 6 anos e não sei particionar manualmente

1. Uso Linux há quase 6 anos e não sei particionar manualmente

Matheus Brandão (aka James)
Wiltzer

(usa Outra)

Enviado em 28/11/2017 - 17:02h

Talvez seja pelo fato de nunca precisar usar dual-boot com Windows ou outro sistema operacional. Sempre instalei direto no disco rígido inteiro. Nuca fui do tipo de criar diversas partições (mesmo pq não sei e nunca entendi), uma pra jogos, uma pra arquivos pessoais, outra não sei pra mais o quê... Sempre fiz uso de pendrives ou HD externos se quisesse guardar algo com maior privacidade e segurança. Será que isso foi um erro?
Até mesmo no Windows eu não sei particionar manualmente. Que vergonha! Eu já vi vídeos, mas nunca consegui entender, já que cada um faz o particionamento de uma maneira diferente, alguns usam o tal swap, outros não usam, não sei diferenciar uma partição lógica de primária, não sei o que é / que tanto usam, ext4, ext3, ext2 etc... Sempre achei muito confuso e difícil entendimento a questão de particionar o disco, primeiro porque não entendo como se usa a medida. Alguns dizem que 1 GB equivale a 1000 MB. Mas outros dizem que equivale a 1024 MB e o fato de não ser um número redondo dificulta a conta na hora de dividir o disco, tanto no Windows como no Linux usam KB que complica ainda mais.

Alguém aqui tem a mesma dificuldade? Conseguiram aprender de uma vez? Conhecem algum artigo que explique direitinho o que é cada uma desses símbolos e como usá-los?


  


2. Re: Uso Linux há quase 6 anos e não sei particionar manualmente

Fabio Abel
EsrtAbel

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/11/2017 - 18:07h

O correto é 1gb = 1024 é binario. é isso e ponto rs 0 ou 1 rs.

1 byte = 8 bits

1 kb = 1024 bytes

1mb = 1024 kbytes

1 gb = 1024 mbytes
Lembra a pendrive que nunca vem com 1gb ? por isso alguém ta calculando para baixo....rsrsrsrs

Sobre sistemas de arquivos "ext4, ext3, ext2 etc":

A família de sistemas de arquivos ext tem sido nativa para o Linux desde os seus primeiros dias, e tem sido a mais utilizada. Até recentemente, o ext4 foi a escolha padrão mais comum das distribuições Linux, devido à sua excelente combinação de desempenho, integridade e estabilidade.
O sistema de arquivos ext2 foi original e nativo do Linux e está disponível em todos os sistemas Linux, mas é raramente usado hoje.
O sistema de arquivos ext3 foi a primeira extensão com journaling do ext2. Tinha o mesmo layout usado pelo ext2, exceto pela presença do journal.


O sistema de arquivos ext4 apareceu pela primeira vez na versão do kernel 2.6.19, e sua designação experimental foi removida na versão 2.6.28. Ele incluiu melhorias significativas, como o uso de extents para arquivos grandes, ao invés de listas de file blocks.

Um extent é simplesmente um grupo de blocos adjacentes. Usá-los pode melhorar o desempenho para arquivos grandes e reduzir a fragmentação de disco. O ext4 é o sistema de arquivos padrão em distribuições Linux corporativas, embora RHEL 7 adotou recentemente o XFS como padrão.

Fonte: https://www.esli-nux.com/2016/04/aula-14-os-sistemas-de-arquivos.html

Sobre arquitetura e particionar manualmente.
Manual completo > http://www.hardware.com.br/livros/entendendo-linux/particoes-linux.html
Boa Leitura :D


4. Re: Uso Linux há quase 6 anos e não sei particionar manualmente

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 28/11/2017 - 18:14h

Wiltzer escreveu: ... porque não entendo como se usa a medida. Alguns dizem que 1 GB equivale a 1000 MB. Mas outros dizem que equivale a 1024 MB ....

Vamos por partes, se eu aprendi isso é porque é fácil, se fosse difícil eu não teria aprendido.

Primeiramente, para a questão referenciada acima, é uma questão de expressar a capacidade do disco em prefixos decimais ou em prefixos binários. Por favor de uma lida no tópico:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Duvidas-frequentes/HD-de-500Gb-com-56gb-desaparecidos?pagina=01
Ver post n°12.

e tambem no tópico:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Notebooks/Parte-da-memoria-do-meu-hd-sumiu
post n° 5

Quanto ao resto, aguarde, que no momento não estou muito inspirado para escrever.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts