
nicolo
(usa Ubuntu)
Enviado em 10/10/2009 - 17:41h
O upgrade do kernel (não e atualização) implica em baixar o fonte da última versão e recompilar o fonte do novo kernel.
Depois disso você tem que reinstalar todos os drivers e programas que utilizaram o fonte antigo e os kernel headers antigos.
Recompilar o kernel não chega a ser difícil, mas é uma operação longa, chata e qualquer falha enterra a operação.
Uma das dificuldades é reconfigurar o novo kernel. POde-se uasr o config velho ma ele nem sempre se ajusta bem. Verificar item a item da configuração do kernel é complicado porque há mais de mil itens, é chato pacas.
Tem alguma vantagem se o seu micro for um topo de linha, ou se você precisa de alguma coisa que é suportada pelo novo kernel, mas não é suportada pelo velho.
2-Alternativa: Atualizar o kernel do repositório do ubuntu:
É mais fácil, mais seguro, mesmo assim precisa instalar o novo fonte, os linux-headers os linux-modules, e os ubuntu-restricted-modules que tem no repositório, todos da mesma e exata versão. Exata é exata mesmo.
Digite linux no synaptic e veja a farra de versões que o ubuntu oferece. Tem que reinstalar programas e drivers que usaram os linux headers, eventualmente.
3-Minha opinião de usuário: Não vale a pena o trabalho e o risco. Fiz isso no debian Lenny com um kernel alternativo feito para o debian lenny, até que foi bem. Fiz isso no Ubuntu 8.04 e funciona, mas está muito lento.Estraguei o Ubuntu, e não sei consertar, quer dizer posso até tentar mas o remendo pode ficar pior que o soneto.
Se for compilar leia os artigos específicos para compilar kernel no ubuntu ou debian.Procure na busca do VOL, tem bastante coisa.
Nunca tentei isso em máquina virtual e bem... eu diria que é uma experiência científica.... se tiver tempo e paciência.
Boa sorte.