PHOBOS
(usa Debian)
Enviado em 14/01/2013 - 22:35h
Olá.
(por favor me perdoem pelo título e local. Se estiver errado só me avisar que mudo)
Após uns bons sem realmente usar o Linux por diversos motivos, voltei usá-lo agora nesta semana.
Estou com o Debian 6.0. Já cheguei a usar o Kurumin, Kurumin NG, o próprio Debian. Outros só mais rapidamente ainda. Me considero um "analfabeto funcional" do linux. rsrs Pois sei algumas coisinhas, porém me enrosco em muiiitas ainda.
Novamente pretendo cair de cabeça neste universo do Linux, estou mais maduro agora (penso) e acho que agora terei mais êxito rsrsrs
Preciso da ajuda de vocês com coisas bobas e outras nem tanto. Já procurei em vários lugares e algumas perguntas nao achei respostas ou outras não me atenderam. Como é os caso sobre os atalhos.
Perguntas:
1- Por quê quando instalo (lembrando que uso o Debian) tanto pelo Synaptic quanto baixando arquivos, não está ficando atalho nos menus? Nada em lugar algum. Já ví alguns textos ensinando a fazer os atalhos mas não consegui ainda. Instalei por exemplo o XMMS, o Alien dentre outros.
2- Atalhos são a mesma coisa que laçadores?
3- Enfrentarei algum problema instalando algo do KDE no Gnome e vice-versa ou tranquilo? Se há, que cuidados preciso ter?
4- Se eu configurar para programas baixarem e salvarem direto em determinadas pastas que estão em partição NTFS enfrentarei problemas? Exemplo, de leitura/escrita ou de corromper arquivos?
5- Se não há problemas em si de salvar automaticamente nesta partição NTFS, como fazer para deixar autorizado o programa para fazer isto? (pergunto pois sempre que vou acessar partições o Debian me pede senha de super usuário. Logo...os programas também precisariam de autorização para salvar nelas certo?)
6- Qual diferença entre "Central de aplicativos" e "Gerenciador de pacotes Synaptic". Pergunto na prática. O Synaptic já usei claro, mas a central só "vi por cima" e não saquei exatamente a função "extra" dela.
Obrigado aos que leram tentando ajudar e aos que eventualmente venham ajudar. E mais uma vez peço desculpas por eventuais "atrapalhadas"