meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 21/10/2010 - 14:50h
Ricardo e Cesar,
O Debian em sua versão Lenny, já está com o kernel (2.6.26) bastante defasado em relação a tudo aquilo que está disponível nas versões mais atuais e incompativel com o hardware principalmente presente em portáteis.
Vale a pena esperar por mais um pouco a nova versão (Squeeze) que virá com kernel 2.6.32, permitirá o uso em modo Live sem precisar obrigatoriamente instalar no HD, além das ultimas versões tanto do Gnome como do KDE como interfaces gráficas básicas instaladas por padrão.
Grande parte das placas wifi Atheros já deu ou ainda vai continuar dando dor de cabeça para configurar, até que todas tenham suporte nativo de kernel.
Neste NoBo Acer Aspire 5570z que veio com uma Atheros ar5006eg, penei quase uns 6 meses até conseguir ativar, configurar e usar com o Debian Lenny e seu kernel 2.6.26.
Precisei recompilar o kernel para conseguir isto. Antes porém tive que garimpar e encontrar o módulo (equivalente ao driver) adequado para a minha placa wifi.
Ainda tive que usar 3 cheatcodes ou códigos de ativação direta do kernel no boot do CD de instalação pra conseguir instalar o Lenny, caso contrário não conseguia nem dar o boot.
Foi preciso ser muito insistente e teimoso para conseguir instalar e configurar o Debian Lenny.
Valeu a pena porque o Debian é fantástico.
Sugestão para resolver temporariamente o problema que estão enfrentando, baixar e usar o Livre S.O. nr 6 na sua versão Squeeze. O Livre S.O. é uma distro brasileira, na forma de um Debian puro com adição de vários scripts e com aplicativos que direto no Debian não vem pre-instalados.
Rodem o Livre S.O. squeeze, em modo live enquanto não chega a ultima e versão final do Debian Squeeze. De repente, se gostarem, podem até continuar com ele ou finalmente fazer a instalação do Debian sem os problemas que estão enfrentando agora. Com o Debian Squeeze chegando a qualquer momento, particularmente não perderia tempo em tentar resolver estes problemas na unha, principalmente porque existem dezenas de distros mais atuais onde tudo deve funcionar de cara.