meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 21/05/2010 - 00:23h
Com base na minha experiencia pessoal fazendo exatamente o contrário daquilo que fez a sua mãe, tentei por bastante tempo convencer aos meus filhos a migrar para o Linux, sem sucesso até mais ou menos um ano e meio.
Pra conseguir a façanha, tive que instalar a primeira distro, portanto eles não precisaram passar por esta experiencia altamente enriquecedora. Só "futricando" por conta própria é que se consegue realmente aprender alguma coisa.
Concordo com muitos dos argumentos apresentados pelos companheiros acima. Apenas sugiro que você escolha alguma das distros com versões mais recentes que são mais amigáveis tanto em termos de instalação como também ricas em termos de aplicativos instalados por padrão já "de primeira".
Prefiro não sugerir nenhuma das distros, para não ser injusto ou esquecer alguma delas.
Com isto você poderá ter mais tempo para praticar e testar aquilo que você gosta mais em termos de aplicativos.
Quando já estiver mais a vontade, pode partir para o Debian que é excelente, tem uma performance espetacular e você pode a partir de uma instalação mais enxuta partir para a instalação daqueles aplicativos que testou e gostou.
Boa sorte e parabéns pelo seu futuro Notebook.
Já que você parece corajosa, não se assuste com as opiniões não tão favoráveis ao Debian para iniciantes. Já que você se propõe a partir para a instalação, existe excelente material descritivo com passo a passo, tanto aqui no VOL como no GDH.
Enquanto o seu Notebook não chega, leia o material disponível sobre o Debian em:
http://www.vivaolinux.com.br/linux/
http://www.gdhpress.com.br/cd/#debian